Avançar para o conteúdo principal

Espaço The Indies

O regresso dos Bloc Party






Depois de um período de alguma incerteza relativamente ao futuro da banda, houve finalmente fumo branco. Não só os Bloc Party estão de volta, como vão fazê-lo com o seu vocalista de sempre e mais, anunciaram já álbum para este ano. É caso para dizer “não há fome que não dê em fartura”. A história desta banda de Londres formada por Kele Okereke, Russell Lissack, Gordon Moakes e Matthew Tong, por sinal uma das mais importantes do indie-rock dos últimos anos, começou primeiro por se chamar Angel Range, seguido de Union, mudando em 2004 para Bloc Party.


Por Bruno Vieira

 Tornaram-se conhecidos quando Kele enviou uma demo aos Franz Ferdinand, que os convidaram a tocar na festa de aniversário da Domino Records. Na sua sonoridade reconhecem-se influências de Sonic Youth, The Cure e Joy Division. De forma a refrear uma certa vocação punk-rock e chegar a um público mais vasto souberam encontrar a fórmula equilibrada entre guitarras salientes e música de contornos pop, revelando desde cedo evidentes preocupações estéticas, não apenas em relação à música. 

A fórmula resultou e depois de um primeiro EP, em 2004, é finalmente editado o álbum de estreia , Silent Alarm , no ano seguinte. A crítica recebeu o álbum com entusiasmo, tendo sido considerado um dos melhores desse ano. Destacaram-se os singles So Here We Are e Banquet, este último utilizado até à exaustão na campanha publicitária de uma conhecida operadora móvel, sendo ainda hoje a música mais conhecida da banda. Para além dos singles principais, fazem parte de Silent Alarm excelentes temas como Like Eating Glass, Helicopter, Blue Light ou This Modern Love. Outro single popular é Two More Years, incluído em edições posteriores de Silent Alarm.



 Em 2007 é editado A Weekend In The City, o sempre difícil segundo álbum. Mais denso e negro, foi menos consensual no que respeita à crítica, embora mais ambicioso nos temas abordados e na sonoridade. Trata-se de facto de um álbum conceptual que fala de temas como a solidão e o desânimo nas grandes cidades. Enquanto Silent Alarm é rock mais contido, A Weekend In The City explora mais as guitarras. Exemplo disso é a faixa de abertura Song For Clay (Desappear Here). 





O single de apresentação ficou a cargo do magnético The Prayer, seguido de I Still Remember e Hunting for Witches, ambos grandes sucessos. Realce também para Waiting for the 7.18 e Sunday. Ainda os ecos de A Weekend In The City se faziam sentir, já os Bloc Party deixavam antever o caminho a seguir quanto ao seu terceiro longa-duração através de Flux, single que no entanto seria ainda incluído numa edição especial do segundo álbum. E é com as electrónicas inscritas na ordem de trabalhos que Mercury, o primeiro single de Intimacy se dá a conhecer. Para o terceiro álbum os Bloc Party contaram com a colaboração dos produtores dos dois primeiros. 

À partida seríamos levados a pensar que a banda queria o melhor dos dois mundos para Intimacy, no entanto todo o experimentalismo posto na sua concepção acabou por resultar num álbum avant-garde, onde as caixas de ritmos e guitarras distorcidas foram mais evidentes que nos álbuns anteriores. O resultado foi um rock menos convencional, capaz de trazer tanto novos fãs como afastar antigos. Para além de Mercury, seriam editados mais dois singles Talons e One Month Off.





 Apesar de faixas como Signs e Halo piscarem o olho a Silent Alarm, Intimacy foi uma espécie de ensaio para a carreira a solo de Kele, que editou o bem sucedido The Boxer (álbum) em 2010, bem como o mais recente EP The Hunter no ano seguinte. O capítulo final de Intimacy não ficaria encerrado sem One More Chance, single editado posteriormente, cuja electrónica menos experimentalista e mais virada para as pistas de dança, evidencia uma sonoridade que se poderá considerar próxima de Madchester.





 A ver vamos se o próximo álbum da banda seguirá este caminho.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Roquivários no Luso Vintage

Link da imagem O início da década de 80 ficou marcado pelo aparecimento de diversas bandas rock no panorama nacional. A causa foi o estrondoso sucesso do álbum de estreia de Rui Veloso “Ar de Rock” que abriu caminho para novas bandas emergirem. Umas singraram na cena musical, até aos dias de hoje, caso é dos Xutos & Pontapés, UHF ou GNR, enquanto outras ficaram pelo caminho, após algum sucesso inicial. Destas destacam-se os Roquivários que encontraram no tema “Cristina” o seu maior êxito junto do público.    Por Carmen Gonçalves A banda formou-se em 1981 no seguimento do “boom” da cena rock, sob o nome original de “Rock e Varius”. Esta designação pretendia reflectir as influências musicais que passavam por vários estilos, não se cingindo apenas ao rock puro e duro. A música pop, o reggae e o ska eram variantes fáceis de detectar no seu som, e que marcaram o disco de estreia , “Pronto a Curtir”, editado em 1981.   Apesar de a crítica ter sido dura com o trabalho

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para

REM no vídeo do mês

 Link da imagem Decorria o ano de 1985 quando pela primeira vez se ouviu o tema “Bad Day” num concerto dos REM em Nova Iorque. Contudo , só 18 anos mais tarde foi editado, tendo surgido na compilação de 2003, “In Time: The Best of REM 1988-2003”. Ainda que originalmente produzida em meados da década de 80, esta música manteve-se actual, tanto no som, como na letra crítica à sociedade americana. Por Carmen Gonçalves Originalmente dominado de “PSA”, uma abreviatura para “Public Service Announcement”, este tema surgiu como uma crítica às políticas do presidente dos Estados Unidos, Ronald Regan. Embora não tenha sido editado, foi o mote para o lançamento em 1987 de “ It's the End of the World as We Know It (And I Feel Fine) ”, um tema com uma cadência similar, que teve um estrondoso sucesso. A parecença dos dois temas não se centra só na letra cáustica de crítica à sociedade americana. Ao escutarmos o ritmo e a sonoridade de ambas, não se pode deixar de verificar as