Avançar para o conteúdo principal

Espaço Rock em Portugal

 Entrevista com João Moutinho

João Moutinho nasceu em Lisboa, em 1949, mas tem raízes em Mata de Lobos (Figueira de Castelo Rodrigo). Durante mais de 25 anos tocou em grupos de baile e percorreu o país. Em pleno “boom” do Rock português, em 1981, editou o single “A Pastilha”, cujo lado B é “Rockolagem”. Este tema, “Rockolagem”, foca (em três minutos) variados nomes do Rock português dos anos 80. O seu refrão reza assim: “O Rock também é riso, Que faço com muito gozo, Mas não perco é o juízo, Por causa do Rui Veloso”.

Por Aristides Duarte

P: Estreou-se no programa de televisão “Zip Zip” , nos anos 60. Quer contar-nos como surgiu essa oportunidade e se isso se materializou em alguma posterior gravação?

R: História interessante. O meu parceiro do DUO INDEX, Francisco Figueiredo (a pessoa que me iniciou na poesia) conhecia o grande guitarrista Carlos Paredes. Queria ouvir as “baladas” que nós só tínhamos de ouvido no local que ele marcou, o antigo Café Monumental. Seis horas da tarde, café cheio. Resultado: cantámos as canções e o café parou.
No final o Carlos Paredes perguntou-nos se não queríamos ir ao Zip-Zip. Claro que aceitámos. Entrámos numa emissão com Luís Góis e outros em Agosto de 1969.
Entrei no serviço militar nesse ano, estive 9 meses fora de Lisboa, em Instrução Militar. Quando voltei, a hipótese de EP que estava prometida esboroou-se.



P: Tem boas recordações dos anos 80, quando lançou a “ A Pastilha” e o “Rockolagem”?

R: Nem por isso. Fomos enganados pela Editora Gira, que abriu falência selvagem. Nem pagou o estúdio onde fizemos as gravações. A banda dissolveu-se e o projecto gorou-se. Sei que se venderam 15.000 cópias do single. Mas nem um centavo ganhámos. Era a selva completa na altura do “boom” do Rock português.



P: Durante anos tocou em grupos de baile. Pode dizer-nos em que grupos tocou?

R: Vários. Os mais importantes foram o Intento e o Orange.



P: Para além do single “A Pastilha” que outros projectos teve relacionados com o Rock português?

R: Colaborei de perto com o grupo SEILÁSIÉ, como autor de algumas letras.
Mais tarde o Rui Veloso seleccionou uma série de poemas meus mas, que eu tenha conhecimento só musicou a “Homenagem”, poema que dediquei às mães, e que mais tarde foi gravado por Adelaide Ferreira. Curiosamente o Rui enganou-se e deu como autor da letra uma outra pessoa, mas o assunto foi esclarecido. É até provável que ele tenha musicado mais algumas e girem por aí, mas eu não sei de nada.



P: Quer contar-nos algum episódio curioso que aconteceu nas suas “andanças” por esse país fora?

R: Há um episódio deveras curioso. Meu pai é originário de Mata de Lobos, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo. Soube que nunca tinha havido lá um baile. Levei a banda. Quando nos disseram o local do baile ia “morrendo”. Era a Escola Primária da terra. Imaginem duas salas separadas por um corredor. Colocámos a aparelhagem numa das salas, mas o povo era tanto que encheu as duas salas. Creio que na segunda apenas se ouviam ecos. Mesmo assim não abandonaram a festa toda a noite. Estou a falar de Novembro de 1975.



P: Acha que o Rock português, incluindo todos os estilos, continua a ser uma corrente importante da música portuguesa?

R: O Rock sempre será uma corrente importante, porque inovadora, “revolucionária” em muitos sentidos. Ainda que actualmente a música seja muito dominada por “produtores” que em muitos casos o são só de nome. No entanto, apareceram determinadas tecnologias que permitem ultrapassar alguma “violência” das editoras. Veja-se o caso dos THE GIFT que nasceram na Internet e agora têm uma carreira consolidada.


P: Actualmente está mais ligado à poesia. Mesmo assim, a música continua a ser sua companheira?

R: A música sempre será minha companheira. Aliás, muitas vezes, quando escrevo já há subjacente uma melodia. Estou a pensar regressar com pequenos espectáculos intimistas: “A música da Poesia, a Poesia da Música”. Um músico e uma voz.


P: Tem boas recordações do público do distrito da Guarda e das localidades por onde passou?

R: Recordo-me que no ano de 1976, o Intento, a minha banda de então, começou um mês de Agosto em Malpica do Tejo ( Castelo Branco). Foi subindo por várias localidades e acabou o mês em Seia. O mais curioso de tudo foi o facto de grande parte da assistência desses 21 Concertos/Bailes, ser composta por emigrantes em férias que acompanharam toda a digressão. Perguntavam-nos onde tocávamos no dia seguinte e lá estavam eles a “curtir” o nosso “Rock”. De facto fazíamos muitos “covers” que não eram habituais em grupos de baile.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Roquivários no Luso Vintage

Link da imagem O início da década de 80 ficou marcado pelo aparecimento de diversas bandas rock no panorama nacional. A causa foi o estrondoso sucesso do álbum de estreia de Rui Veloso “Ar de Rock” que abriu caminho para novas bandas emergirem. Umas singraram na cena musical, até aos dias de hoje, caso é dos Xutos & Pontapés, UHF ou GNR, enquanto outras ficaram pelo caminho, após algum sucesso inicial. Destas destacam-se os Roquivários que encontraram no tema “Cristina” o seu maior êxito junto do público.    Por Carmen Gonçalves A banda formou-se em 1981 no seguimento do “boom” da cena rock, sob o nome original de “Rock e Varius”. Esta designação pretendia reflectir as influências musicais que passavam por vários estilos, não se cingindo apenas ao rock puro e duro. A música pop, o reggae e o ska eram variantes fáceis de detectar no seu som, e que marcaram o disco de estreia , “Pronto a Curtir”, editado em 1981.   Apesar de a crítica ter sido dura com o trabalho

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para

REM no vídeo do mês

 Link da imagem Decorria o ano de 1985 quando pela primeira vez se ouviu o tema “Bad Day” num concerto dos REM em Nova Iorque. Contudo , só 18 anos mais tarde foi editado, tendo surgido na compilação de 2003, “In Time: The Best of REM 1988-2003”. Ainda que originalmente produzida em meados da década de 80, esta música manteve-se actual, tanto no som, como na letra crítica à sociedade americana. Por Carmen Gonçalves Originalmente dominado de “PSA”, uma abreviatura para “Public Service Announcement”, este tema surgiu como uma crítica às políticas do presidente dos Estados Unidos, Ronald Regan. Embora não tenha sido editado, foi o mote para o lançamento em 1987 de “ It's the End of the World as We Know It (And I Feel Fine) ”, um tema com uma cadência similar, que teve um estrondoso sucesso. A parecença dos dois temas não se centra só na letra cáustica de crítica à sociedade americana. Ao escutarmos o ritmo e a sonoridade de ambas, não se pode deixar de verificar as