Avançar para o conteúdo principal

Espaço You Got Mail


Leonard Cohen

Por António Jorge 

Mais um dia frio, a pedir aromas macios com chá quente e canções que nos falem (se puderem segredar tanto melhor) ao ouvido. Ainda assim valeu a pena sair à rua e “picar” os concertos, workshops, debates e dj’s sete da 1ª edição do Festival Netáudio que aconteceu sob o lema “promover e divulgar a cultura livre”. Foi em Lisboa, de 5 a 8 de Janeiro. E como a coisa até correu bem, e o cachecol é bom voltei a sair para ver e ouvir Ed Harcourt e o DJ Set com a assinatura de Tom (Deus) Barman. Dias depois fui convencido a espreitar os ingleses Male Bounding e a 31 de Janeiro lá estávamos todos no Grande Auditório do CCB, em Lisboa, para conhecer o novíssimo “A Montanha Mágica” de Rodrigo Leão.

Foi também este mês que Kátia Guerreiro se estreou no mítico Olympia de Paris, (obrigado, obrigado) e por falar em salas míticas, alguns dias depois, Jorge Fernando, Celeste Rodrigues e Fátima Rebordão encantaram os Nova-iorquinos que foram ouvi-los no secular Carnigie Hall. De volta a europa, os portugueses Paus estão a caminho dos também míticos Abbey Road para gravar o 3º disco. Já agora; os estúdios vão estar abertos ao público em Maio.Like! Depois de tanto misticismo regresso a casa, ao chá quente e às deformadas almofadas. No IPod roda “Masterpiece” de Madonna que teve direito a Globo de ouro, (melhor canção original) e também os novíssimos “We Take Care of Our Own” de Springsteen e “Love Interruption” de Jack White. Talvez amanhã me comece a atirar aos novos álbuns de Leonard Cohen, Lila Downs, Oh Land (da Dinamarca com amor) Lana Del Rey (óbvio),Los Campesinos, Foster The People e dos portugueses OZ, We Trust e Tiago (na Toca) Bettencourt. Final do mês! Contas feitas, se sobrasse algum (outra vez óbvio) dava um salto à rua, ou mesmo dois porque a causa é válida e comprava o DVD “Coliseu” de Legendary  TigerMan,  e “Commando”,  a autobiografia escrita de Johnny Ramone. 


Momento Zé(n) – o meu próximo disco é inspirado nas canções dos Def Leppard. 
Lady Gaga dixit! 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sitiados no Luso Vintage

Link da imagem


Sob a égide de João Aguardela, um talento musical falecido em 2009, nasceu nos finais dos anos 80 uma banda que trouxe para o panorama do rock português a música tradicional. Os Sitiados marcaram (e ainda conquistam) gerações, com novos sons e sobretudo, muito talento e atitude.



Por Gabriela Chagas


O tema “Esta vida de marinheiro” (vendeu mais de 40 mil cópias) é um dos exemplos desse novo som da década. Desapareceram em 2000 , mas deixaram-nos a sua herança. Sitiados, a banda hoje em destaque no Lusovintage do Som à Letra foi beber à tendência sonora dos irlandeses The Pogues.


José Resende (Guitarra), João Aguardela (Voz) e Mário Miranda (Baixo), todos eles ex-Meteoros, juntaram-se assim ao baterista Fernando Fonseca.

À semelhança de outras bandas emblemáticas dos anos 80, os Sitiados também marcaram presença no Rock Rendez Vous. Dinamizados por João Aguardela, concorrem ao 5º Concurso de Música Moderna do Rock Rendez-Vouz e ficam em 2º lugar, atrás da banda do seu primo Ar…

Foto da Semana

Iggy Pop Foto:Annie Leibovitz

Cesário Verde

 Link da imagem
Poeta pintor, poeta repórter

Cesário Verde é um poeta do século XIX que se enquadra na estética realista, ainda que nas suas produções poéticas esteja presente a influência de outras correntes como o Parnasianismo, o Impressionismo e o Surrealismo. Para o autor, o mundo externo conta de modo pimacial , e é através da "descrição" deste mundo (mutável e miscelâneo) que lhe podemos conferir a designação do poeta repórter e poeta pintor.

Por Irene Leite 


Recorrendo ao poema ,  "Num Bairro Moderno" , podemos confirmar esse gosto pela descrição: "Dez horas da manhã; uma casa apalaçada ; pelos jardins estancam-se as nascentes". Ao descrever e relatar esta paisagem , o autor recorre à técnica cinematográfica do corte e da montagem de acontecimentos justapostos, ressaltando-se o seu carácter deambulatório , o que nos leva à conclusão de que Cesário Verde é um poeta repórter. 


No entanto, a sua poesia caracteriza-se também pela existência de uma …