Avançar para o conteúdo principal

Espaço "The Indies"





“All You Need Is Now”, um passado bem revisitado

Uma das minhas últimas aquisições em matéria de música foi “All You Need is Now”,  o mais recente álbum de Duran Duran, que embora já tenha sido lançado em formato digital há mais de um ano, apenas teve edição física em Março de 2011. Sem conseguir encontrar este álbum à venda em Portugal, aproveitei a minha ida a Londres em Dezembro passado, tendo-o trazido por 5 libras (cerca de 6 €).


Por Bruno Vieira

Este delay entre o lançamento e a compra do álbum fez com que durante alguns meses apenas tivesse uma vaga ideia da sonoridade de “All You Need Is Now”, quer através do single homónimo quer de “Girl Panic!”. Confesso ter alguma resistência em dedicar-me a qualquer álbum sem o ter fisicamente, e este não foi excepção. Apesar de tudo as minhas expectativas eram elevadas, já que a banda de Simon Le Bon contava desta vez com a colaboração de Mark Ronson, que apesar de jovem é um músico e produtor experiente, com uma habilidade inata para recuperar e trazer sonoridades vintage para a actualidade.
Há já algum tempo que a edição de um álbum da formação de Birmingham se havia tornado num acontecimento que passava quase despercebido, apesar de alguns deles serem trabalhos bastante interessantes como “Red Carpet Massacre”, mas ao mesmo tempo susceptível de confundir os fãs ao enveredar por uma atípica sonoridade R&B. Os próprios Duran Duran confessaram que, influenciados pela editora, terão abandonado material que já tinham gravado por este ser considerado demasiado indie, perdendo-se assim uma excelente oportunidade de fazerem mais cedo uma revisitação dos tempos de “Girls On Film” e “Rio”.

Apesar de “All You Need Is Now” não ter suscitado no meio musical maior interesse que os seus antecessores, quanto a expectativas pessoais a história era outra. Uma audição bastou para perceber que estava perante o melhor álbum de Duran Duran desde “Rio”, se exceptuarmos “Duran Duran (The Wedding Album)” de 1993. As expectativas iniciais, mesmo as mais optimistas, tinhas sido largamente superadas.

A recuperação da melhor tradição “Duranie” não só foi feita, como também bem sucedida. Os teclados, as guitarras, o groove certo, em suma, toda a ambiência dos primeiros álbuns é sentida em “All You Need Is Now”, agora mais depurada, leve e longe de soar datada. Apenas como exemplo, “Being Followed” embora com acordes mais negros remete para “Planet Earth”, já “Girl Panic” traz-nos à memória “Girls On Film” ou “Hold Back the Rain”. “The Man Who Stole a Leopard” é “The Chauffeur” menos denso, enquanto que em “Too Bad You`re So Beautiful” recordamos “Last Chance on the Starway” e “Rio”.


Embora a primeira metade da década de 80 seja indiscutivelmente o período mais marcante na história da banda, não deixa de ser interessante este regresso ao passado volvidos trinta anos. Ao acertar na fórmula exacta, Ronson deu aos Duran Duran o que estes precisavam, apresentando-os actuais sem no entanto perderem identidade. Não estamos perante um álbum pop incaracterístico, nem uma cópia new-wave do início dos Anos 80, muito menos uma colagem ao indie de hoje. Antes, um trabalho bem capaz de agradar tanto à velha guarda como a toda uma nova geração cansada de musica comercial e interessada por sonoridades mais vintage. Recomendado!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Roquivários no Luso Vintage

Link da imagem O início da década de 80 ficou marcado pelo aparecimento de diversas bandas rock no panorama nacional. A causa foi o estrondoso sucesso do álbum de estreia de Rui Veloso “Ar de Rock” que abriu caminho para novas bandas emergirem. Umas singraram na cena musical, até aos dias de hoje, caso é dos Xutos & Pontapés, UHF ou GNR, enquanto outras ficaram pelo caminho, após algum sucesso inicial. Destas destacam-se os Roquivários que encontraram no tema “Cristina” o seu maior êxito junto do público.    Por Carmen Gonçalves A banda formou-se em 1981 no seguimento do “boom” da cena rock, sob o nome original de “Rock e Varius”. Esta designação pretendia reflectir as influências musicais que passavam por vários estilos, não se cingindo apenas ao rock puro e duro. A música pop, o reggae e o ska eram variantes fáceis de detectar no seu som, e que marcaram o disco de estreia , “Pronto a Curtir”, editado em 1981.   Apesar de a crítica ter sido dura com o trabalho

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para

REM no vídeo do mês

 Link da imagem Decorria o ano de 1985 quando pela primeira vez se ouviu o tema “Bad Day” num concerto dos REM em Nova Iorque. Contudo , só 18 anos mais tarde foi editado, tendo surgido na compilação de 2003, “In Time: The Best of REM 1988-2003”. Ainda que originalmente produzida em meados da década de 80, esta música manteve-se actual, tanto no som, como na letra crítica à sociedade americana. Por Carmen Gonçalves Originalmente dominado de “PSA”, uma abreviatura para “Public Service Announcement”, este tema surgiu como uma crítica às políticas do presidente dos Estados Unidos, Ronald Regan. Embora não tenha sido editado, foi o mote para o lançamento em 1987 de “ It's the End of the World as We Know It (And I Feel Fine) ”, um tema com uma cadência similar, que teve um estrondoso sucesso. A parecença dos dois temas não se centra só na letra cáustica de crítica à sociedade americana. Ao escutarmos o ritmo e a sonoridade de ambas, não se pode deixar de verificar as