Avançar para o conteúdo principal

Espaço "Cine à Letra"






"O cinema não tem fronteiras nem limites. É um fluxo constante de sonho".

(Orson Welles)

Agosto é sinónimo de descanso. Por isso nada melhor que trazer as obras que merecem o destaque para vosso proveito nestas férias, após um bom dia (de preferência) na praia.

Por Miguel Ribeiro 

Talvez por isto tudo, os filmes que saiem este mês em Portugal se mantenham mais no campo da comédia e do entretenimento. Deixando os filmes mais pesados para o fim, comecemos pelas duas animações que assolam o país, primeiro mencionamos Animais Unidos, filme originalmente da Alemanha que reune um grupo de animais que se revolta contra a falta de condições para a vida, tudo porque um resort de luxo está a consumir todos os bens essenciais, uma comédia que tem uma mensagem ecológica e que irá animar os serões de muitos nas próximas semanas; a outra animação digna de mencionar é Os Smurfs, finalmente Hollywood apanhou esta licença e a transpôs para o mundo do Cinema, e esperamos todos que com a mesma qualidade que a animação originalmente tinha, pois são figuras que pertencem à infância de muitos.

No mundo da comédia, trazemos três filmes; primeiro Chefes Intragáveis, uma comédia que conta com um elenco de luxo contendo Jason Bateman, Charlie Day, Jason Suidekis, Jennifer Aniston, Collin Farrell e Kevin Spacey em que a narrativa conta a estória de três empregados que se tentam livrar dos seus respectivos patrões para sempre, isto porque são bullys contratando um assassino interpretado por Jamie Foxx; outra comédia a referenciar é Tinhas Mesmo Que Ser Tu, uma comédia romântica para todos os casais por aí fora que se sintam melosos e que queiram ver um filme onde se vê que o caminho do amor está repleto de trilhos sinuosos e dificeis que nos levam a lugares estranhos e cheios de surpresas, uma estória para rir sobre a viagem de uma mulher à procura do seu namorado para o pedir em casamento. Para finalizar este departamento bem humorado, temos um filme europeu, Bem Vindo Ao Sul, uma obra italiana do realizador/actor francês Dany Boon, autor também de Bem Vindo ao Norte (este uma obra francesa) e protagonista do filme de Jean-Pierre Jeunet MicMacs, tudo grandes filmes de comédia, com aquele particular toque francês único e requintado no humor, com a diferença de que desta vez ouviremos italiano em vez de francês.

Agosto traz também a ficção científica de volta aos cinemas , com três filmes que valerão a pena ver: Capitão América, que transforma mais uma figura icónica da Marvel numa longa-metragem e que conta com Chris Evans (antes tinha interpretado outra figura da Marvel, o Tocha-Humana do Quarteto Fantástico) Hugo Weaving (Matrix, Senhor dos Anéis) e também Tommy Lee Jones; Planeta dos Macacos: A Origem, filme que tem tido críticas positivas até agora nas estreias e que revive um franchise que parecia morto com a última tentativa a cargo de Tim Burton, agora também com um elenco de luxo com Andy Serkis(Senhor dos Anéis, King Kong), Brian Cox (A Última Hora, Tróia) e James Franco (127 Horas, Homem-Aranha) e Cowboys & Aliens, um estranho filme de acção que se mantém em mistério até ao fim e que embora conte com actores como Daniel Craig, Harrison Ford e Olivia Wilde, os primeiros dois têm poucas cenas conjuntas para quem esperava mais interacção na narrativa de ambos os actores, no que no entanto é um divertido filme de acção.

Para finalizar, menção ao drama israelita A Viagem do Director, para descobrir..


Destaque ainda para uma obra francesa com o título Vénus Negra, com um trailer curioso e que desperta a vontade de perceber o que se passa neste conto de Abdellatif Kechiche, autor de obras como A Esquiva e O Segredo de um Cuscuz.


Um resto de um bom Agosto a todos e muitos serões de filmes lá fora ao sabor deste verão.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Roquivários no Luso Vintage

Link da imagem O início da década de 80 ficou marcado pelo aparecimento de diversas bandas rock no panorama nacional. A causa foi o estrondoso sucesso do álbum de estreia de Rui Veloso “Ar de Rock” que abriu caminho para novas bandas emergirem. Umas singraram na cena musical, até aos dias de hoje, caso é dos Xutos & Pontapés, UHF ou GNR, enquanto outras ficaram pelo caminho, após algum sucesso inicial. Destas destacam-se os Roquivários que encontraram no tema “Cristina” o seu maior êxito junto do público.    Por Carmen Gonçalves A banda formou-se em 1981 no seguimento do “boom” da cena rock, sob o nome original de “Rock e Varius”. Esta designação pretendia reflectir as influências musicais que passavam por vários estilos, não se cingindo apenas ao rock puro e duro. A música pop, o reggae e o ska eram variantes fáceis de detectar no seu som, e que marcaram o disco de estreia , “Pronto a Curtir”, editado em 1981.   Apesar de a crítica ter sido dura com o trabalho

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para

Espaço "Rock em Portugal"

Carlos Barata é membro da Ronda dos Quatro Caminhos, uma banda de recriação da música tradicional portuguesa, que dispensa apresentações. Nos anos 70 do século XX foi vocalista dos KAMA- SUTRA, uma banda importantíssima, que, infelizmente, não deixou nada gravado. Concedeu-nos esta entrevista. Por Aristides Duarte  P: Como era a cena Rock portuguesa, nos anos 70, quando era vocalista dos Kama - Sutra e quais as bandas de Rock por onde passou?   R: Eu nasci em Tomar, terra que, por razões várias, sempre teve alguma vitalidade musical. Aí comecei com um grupo chamado “Os Inkas” que depois se transformou na “Filarmónica Fraude” com quem eu gravei a “Epopeia”, seu único LP. Quando posteriormente fui morar para Almada fui para um grupo chamado Ogiva, já com o Gino Guerreiro que foi depois meu companheiro nas três formações do Kama -Sutra. São estas as formações mais salientes a que pertenci embora pudesse acrescentar, para um retrato completo, outras formações de mais curt