Avançar para o conteúdo principal

Editorial Agosto





Link da imagem 




Por Irene Leite 


Amy Whinehouse
1983-2011

A história da música nem sempre apresenta histórias com final feliz, sobretudo quando o número 27 integra a vida dos protagonistas. Foi o que aconteceu com Jim Morrison, Jimi Hendrix, Janis Joplin e agora ... Amy Whinehouse. 

As drogas e o álcool sempre foram um grande problema para a voz de "Rehab" , valendo-lhe prestações ao vivo para esquecer (a noite no Rock in Rio Lisboa , de 2008, por exemplo) e cancelamento de concertos (como a actuação no Sudoeste deste ano). Numa fase em que novos trabalhos se avizinhavam a morte leva a jovem de forma inesperada. Os temas garantem a imortalidade de Amy Whinehouse , e nós recordamos. 

Agosto também é mês de agitação festivaleira: Sudoeste e Paredes de Coura. E nomes bem sonantes para abrir apetites : The National, Interpol, Zola Jesus,  Pulp (no vídeo do mês), Two Door Cinema Club , Wild Beasts são apenas alguns nomes com encontro marcado por terras de Portugal. E nós curiosos.. já não falta muito, vá. 

Por cá, a construção do site segue , bem como o reforço de divulgação de novos talentos e posts bem interessantes que a blogosfera sonora proporciona.. a não perder. 

Metronomy, The Motors , Filho da Mãe, Rui Veloso, Washed Out (mas que bela surpresa o novo trabalho) , Dum Dum Girls (já ouviram a cover dos Smiths que estas meninas elaboraram?...recomenda-se e bem) , Foster The People , Nick Cave são alguns dos nomes para este mês. Ah e uma visita à história do mítico James Dean, ao comando do Rato Cinéfilo. 

Amor Electro, Virgem Suta , X Wife e Anna Calvi são os próximos convidados de mais um Top à Letra, que fecha Julho com Peter Murphy em primeiro lugar, ao som de  I Spit Roses (desculpadíssimo!!). 



E as suas sugestões, as suas cartas? Sempre muito bem vindas para somaletra@gmail.com.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Foto da Semana

Iggy Pop Foto:Annie Leibovitz

Sitiados no Luso Vintage

Link da imagem


Sob a égide de João Aguardela, um talento musical falecido em 2009, nasceu nos finais dos anos 80 uma banda que trouxe para o panorama do rock português a música tradicional. Os Sitiados marcaram (e ainda conquistam) gerações, com novos sons e sobretudo, muito talento e atitude.



Por Gabriela Chagas


O tema “Esta vida de marinheiro” (vendeu mais de 40 mil cópias) é um dos exemplos desse novo som da década. Desapareceram em 2000 , mas deixaram-nos a sua herança. Sitiados, a banda hoje em destaque no Lusovintage do Som à Letra foi beber à tendência sonora dos irlandeses The Pogues.


José Resende (Guitarra), João Aguardela (Voz) e Mário Miranda (Baixo), todos eles ex-Meteoros, juntaram-se assim ao baterista Fernando Fonseca.

À semelhança de outras bandas emblemáticas dos anos 80, os Sitiados também marcaram presença no Rock Rendez Vous. Dinamizados por João Aguardela, concorrem ao 5º Concurso de Música Moderna do Rock Rendez-Vouz e ficam em 2º lugar, atrás da banda do seu primo Ar…

Cesário Verde

 Link da imagem
Poeta pintor, poeta repórter

Cesário Verde é um poeta do século XIX que se enquadra na estética realista, ainda que nas suas produções poéticas esteja presente a influência de outras correntes como o Parnasianismo, o Impressionismo e o Surrealismo. Para o autor, o mundo externo conta de modo pimacial , e é através da "descrição" deste mundo (mutável e miscelâneo) que lhe podemos conferir a designação do poeta repórter e poeta pintor.

Por Irene Leite 


Recorrendo ao poema ,  "Num Bairro Moderno" , podemos confirmar esse gosto pela descrição: "Dez horas da manhã; uma casa apalaçada ; pelos jardins estancam-se as nascentes". Ao descrever e relatar esta paisagem , o autor recorre à técnica cinematográfica do corte e da montagem de acontecimentos justapostos, ressaltando-se o seu carácter deambulatório , o que nos leva à conclusão de que Cesário Verde é um poeta repórter. 


No entanto, a sua poesia caracteriza-se também pela existência de uma …