Avançar para o conteúdo principal

Editorial Agosto





Link da imagem 




Por Irene Leite 


Amy Whinehouse
1983-2011

A história da música nem sempre apresenta histórias com final feliz, sobretudo quando o número 27 integra a vida dos protagonistas. Foi o que aconteceu com Jim Morrison, Jimi Hendrix, Janis Joplin e agora ... Amy Whinehouse. 

As drogas e o álcool sempre foram um grande problema para a voz de "Rehab" , valendo-lhe prestações ao vivo para esquecer (a noite no Rock in Rio Lisboa , de 2008, por exemplo) e cancelamento de concertos (como a actuação no Sudoeste deste ano). Numa fase em que novos trabalhos se avizinhavam a morte leva a jovem de forma inesperada. Os temas garantem a imortalidade de Amy Whinehouse , e nós recordamos. 

Agosto também é mês de agitação festivaleira: Sudoeste e Paredes de Coura. E nomes bem sonantes para abrir apetites : The National, Interpol, Zola Jesus,  Pulp (no vídeo do mês), Two Door Cinema Club , Wild Beasts são apenas alguns nomes com encontro marcado por terras de Portugal. E nós curiosos.. já não falta muito, vá. 

Por cá, a construção do site segue , bem como o reforço de divulgação de novos talentos e posts bem interessantes que a blogosfera sonora proporciona.. a não perder. 

Metronomy, The Motors , Filho da Mãe, Rui Veloso, Washed Out (mas que bela surpresa o novo trabalho) , Dum Dum Girls (já ouviram a cover dos Smiths que estas meninas elaboraram?...recomenda-se e bem) , Foster The People , Nick Cave são alguns dos nomes para este mês. Ah e uma visita à história do mítico James Dean, ao comando do Rato Cinéfilo. 

Amor Electro, Virgem Suta , X Wife e Anna Calvi são os próximos convidados de mais um Top à Letra, que fecha Julho com Peter Murphy em primeiro lugar, ao som de  I Spit Roses (desculpadíssimo!!). 



E as suas sugestões, as suas cartas? Sempre muito bem vindas para somaletra@gmail.com.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Citizen Kane na Máquina do Tempo

Link da imagem Texto original: Miguel Ribeiro Locução: Irene Leite Adaptação e Edição: Irene Leite

Aqui D´el Rock no Luso Vintage

Play Hard, die young   Link da imagem  Chegaram. Reinvidicaram.Terminaram. Foi assim o percurso dos Aqui D`el Rock, curto mas intenso. O grupo , formado há 34 anos,  fez escola no punk e acabou a fazer história no Boom do rock português nos anos 80. Para recordar no Luso Vintage desta semana.  Por Gabriela Chagas              Aqui d´el Rock viveu rápido e bem. Assim o descreve um dos seus membros, Óscar, a voz. “Nunca houve a questão de fazer uma carreira, uma repetição, um enjoo”, reforça.             Em conversa com o Som à Letra, Óscar explica que este grupo, que nasceu em 1977, acabou por ser reclamado pelo Punk, ficando mais próximo do punk de raiz americana do que do punk arty de raíz inglesa.  Uma caracterização que afirma ter sido reforçada recentemente com um comentário que leu numa publicação inglesa.      O...