Avançar para o conteúdo principal

Editorial Agosto





Link da imagem 




Por Irene Leite 


Amy Whinehouse
1983-2011

A história da música nem sempre apresenta histórias com final feliz, sobretudo quando o número 27 integra a vida dos protagonistas. Foi o que aconteceu com Jim Morrison, Jimi Hendrix, Janis Joplin e agora ... Amy Whinehouse. 

As drogas e o álcool sempre foram um grande problema para a voz de "Rehab" , valendo-lhe prestações ao vivo para esquecer (a noite no Rock in Rio Lisboa , de 2008, por exemplo) e cancelamento de concertos (como a actuação no Sudoeste deste ano). Numa fase em que novos trabalhos se avizinhavam a morte leva a jovem de forma inesperada. Os temas garantem a imortalidade de Amy Whinehouse , e nós recordamos. 

Agosto também é mês de agitação festivaleira: Sudoeste e Paredes de Coura. E nomes bem sonantes para abrir apetites : The National, Interpol, Zola Jesus,  Pulp (no vídeo do mês), Two Door Cinema Club , Wild Beasts são apenas alguns nomes com encontro marcado por terras de Portugal. E nós curiosos.. já não falta muito, vá. 

Por cá, a construção do site segue , bem como o reforço de divulgação de novos talentos e posts bem interessantes que a blogosfera sonora proporciona.. a não perder. 

Metronomy, The Motors , Filho da Mãe, Rui Veloso, Washed Out (mas que bela surpresa o novo trabalho) , Dum Dum Girls (já ouviram a cover dos Smiths que estas meninas elaboraram?...recomenda-se e bem) , Foster The People , Nick Cave são alguns dos nomes para este mês. Ah e uma visita à história do mítico James Dean, ao comando do Rato Cinéfilo. 

Amor Electro, Virgem Suta , X Wife e Anna Calvi são os próximos convidados de mais um Top à Letra, que fecha Julho com Peter Murphy em primeiro lugar, ao som de  I Spit Roses (desculpadíssimo!!). 



E as suas sugestões, as suas cartas? Sempre muito bem vindas para somaletra@gmail.com.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Citizen Kane na Máquina do Tempo

Link da imagem Texto original: Miguel Ribeiro Locução: Irene Leite Adaptação e Edição: Irene Leite

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para ...