Avançar para o conteúdo principal

Destaque do mês




Link da imagem 

Amy Winehouse


Mais um adeus precoce

Conhecida por ter um grande historial em drogas, Amy Winehouse marcou a indústria musical com a sua magnífica voz. Disso não existem dúvidas, apesar de nos apercebermos que a voz de “rehab” se estava a destruir lentamente.

Por Adriano Marques

A sua carreira como artista de música Soul começou com o single “Stronger Than Me” em 2003, que fazia parte do seu primeiro álbum, Frank, que possuía várias influências em Jazz. Três anos depois, o segundo álbum de Amy, e o mais sonante (pela crítica) da cantora britânica recebe seis indicações para o Grammy do ano de 2008, que se incluíam nas quatro principais categorias (Revelação, Álbum do Ano, Gravação do Ano e Música do Ano). Back to Black foi muito bem acolhido pelo público, passando as ser um dos discos mais vendidos do ano, com mais de seis milhões de cópias no mundo.  



No entanto, há medida que o sucesso aumentava, os problemas também surgiam ao mesmo nível.

 Os tablóides britânicos elegeram-na como a junkie mais famosa de Inglaterra, passando à frente de Pete Doherty. Outros escândalos apareceram como um vídeo da Amy a consumir crak, os seus problemas de saúde e com a autoridade, como por exemplo, em 2008 a Amy foi presa duas vezes, uma por agressão e a outra por conduzir bêbada. A partir daqui não havia mesmo uma luz ao fundo do túnel, apesar de ter passado por tanta clínica de reabilitação.  


Por cá, acabou por se tornar num grande fracasso a imagem de Amy. Entrou em palco
alcoolizada na Rock in Rio em 2008 , após um atraso de quarenta minutos, e depois admitiu algum tempo depois do espetáculo que não devia ter estado em palco porque a voz  estava em mau estado. Cada aparição começou por tornar-se um desastre autêntico, e mais uma vez, por motivos de saúde Amy faltou a um compromisso com o público português, desta feita no Sudoeste TMN, que mais tarde foi substituída por Snoop Dogg. 

A morte de Amy 
Winehouse 

É no dia 23 de julho deste ano que a Amy foi encontrada morta em sua casa, em Camden, Londres. A sua morte gerou uma grande repercussão nos meios de comunicação e deixou milhões de fãs emocionados e com esperança de reviver o talento da cantora , com o lançamento de seu terceiro álbum, no qual Amy trabalhava nos últimos tempos.

A sua morte também fez com que Amy se tornasse mais uma integrante do eterno “clube dos  27” do qual Brian Jones, Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison e Kurt Cobain fazem parte.


Para muitos, Amy continua a deixar uma mistura diversificada, com alguma influência musical semelhante com a da Adele, e com um estilo e voz parecido com a cantora australiana Gabriella Cilmi. No que diz respeito ao visual a eterna voz de “Rehab” trouxe um look diferente , com uma mistura de anos 1950/60. 

Para recordar:


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Roquivários no Luso Vintage

Link da imagem O início da década de 80 ficou marcado pelo aparecimento de diversas bandas rock no panorama nacional. A causa foi o estrondoso sucesso do álbum de estreia de Rui Veloso “Ar de Rock” que abriu caminho para novas bandas emergirem. Umas singraram na cena musical, até aos dias de hoje, caso é dos Xutos & Pontapés, UHF ou GNR, enquanto outras ficaram pelo caminho, após algum sucesso inicial. Destas destacam-se os Roquivários que encontraram no tema “Cristina” o seu maior êxito junto do público.    Por Carmen Gonçalves A banda formou-se em 1981 no seguimento do “boom” da cena rock, sob o nome original de “Rock e Varius”. Esta designação pretendia reflectir as influências musicais que passavam por vários estilos, não se cingindo apenas ao rock puro e duro. A música pop, o reggae e o ska eram variantes fáceis de detectar no seu som, e que marcaram o disco de estreia , “Pronto a Curtir”, editado em 1981.   Apesar de a crítica ter sido dura com o trabalho

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para

REM no vídeo do mês

 Link da imagem Decorria o ano de 1985 quando pela primeira vez se ouviu o tema “Bad Day” num concerto dos REM em Nova Iorque. Contudo , só 18 anos mais tarde foi editado, tendo surgido na compilação de 2003, “In Time: The Best of REM 1988-2003”. Ainda que originalmente produzida em meados da década de 80, esta música manteve-se actual, tanto no som, como na letra crítica à sociedade americana. Por Carmen Gonçalves Originalmente dominado de “PSA”, uma abreviatura para “Public Service Announcement”, este tema surgiu como uma crítica às políticas do presidente dos Estados Unidos, Ronald Regan. Embora não tenha sido editado, foi o mote para o lançamento em 1987 de “ It's the End of the World as We Know It (And I Feel Fine) ”, um tema com uma cadência similar, que teve um estrondoso sucesso. A parecença dos dois temas não se centra só na letra cáustica de crítica à sociedade americana. Ao escutarmos o ritmo e a sonoridade de ambas, não se pode deixar de verificar as