Avançar para o conteúdo principal

À Conversa com...

Elektra Zagreb






Energiiia  em movimento

São jovens, têm energia por todos os lados e querem ser a melhor banda do mundo. O Luis (ou Luka) , mentor da aventura sonora, não tem papas na língua , e o Som à Letra não pode deixar de apreciar o grupo bem energético. Queremos mais, muito mais...eles também.

Por Irene Leite 


1- Como e quando surgiram os Elektra Zagreb? Falaste Luís, que foste tu que iniciaste toda esta aventura.

Penso que o projecto começa a fazer sentido na minha cabeça imediatamente quando me deparei com este nome. Eu já tocava faz algum tempo com pessoas como o Álvaro, Bruno, e Nuno, que tiveram um papel importante no desenvolvimento de algumas das minhas ideias embrionárias daquilo que viria a ser o atual som da banda, pessoas que mais tarde seguiriam outros rumos. Passada essa fase, surgiram os restantes elementos da banda, Jon (drums), Will (vocals), e mt recentemente o Rick (bass), temos todos nickname na banda, eu sou o Luka (guitar). 

"os nomes que vamos criando têm de estar à nossa altura,  mas muitas das vezes são banalidades "life is like weather, after rain comes sun", mas soa tão bem!"


2 - Porquê Elektra Zagreb? Para além da energia associada à palavra ….

Voltando atrás e falando do nome, eu queria algo associado a palavras como "energia" "poder" no sentido de criação, e claro, que soasse forte e que fosse esteticamente belo. Voilá, foi precisamente em Zagreb (3 anos atrás) que casualmente encontrei esse nome e aceitei-o como uma dádiva divina  (sou crente). Esperamos nunca vir a ter problemas em tocar lá (Zagreb), é um dos meus sonhos!

3- ….”O nosso som é parecido com uma baleia que dá a luz, gostamos de canários, papagaios solitários e lobos gritantes”. Bem, promete dar largas À imaginação, com sentimento À flor da pele. Existe alguma preocupação específica nas vossas canções em termos de temática, ou é simplesmente intuitivo?

Alguns dos temas/títulos (poucos) eu já tinha na cabeça, outros simplesmente surgiram qd o Andrei (Will) ouviu o instrumental. Por exemplo, o nome "sweet factory" surge devido à fabrica de chocolates que existe em Zagreb, a famosa Kras factory. De resto o Andrei é um excelente "lírico" capaz de surpreeder muito neste campo. Somos uma banda imaginativa e os nomes que vamos criando têm de estar a nossa altura,  mas muitas das vezes são banalidades "life is like weather, after rain comes sun" , mas soa tão bem!


Nós somos isso mesmo, uma mulher bonita na rua a passear. Uns vão achar que somos mesmo bons, outros que somos convencidos e arrogantes, outros nem vão dizer nada, c'est la vie. 

4- Em termos de influências referem o shoegaze , e de facto constato o enfoque na melodia que vossos temas apresentam . Há também referências aos MGMT. Espírito indie portanto… e a crítica, está a ser bastante positiva, segundo o que li…"Influenciados por bandas como Pixies, Suede, Nirvana e MGMT, os Elektra Zagreb tentam criar o seu próprio “rótulo musical”. Apesar de jovens, têm tido um excelente feedback, sendo considerados como uma das mais interessantes bandas do panorama indie rock nacional." Desenvolvam mais um pouco, va

Sim, inevitavelmente já nos compararam com outras bandas, bandas essas que respeito imenso mas que por acaso nem fazem parte do leque de bandas que me influenciam (in)directamente a criar o meu próprio som. MGMT são muito recentes comparado com aquilo que costumo ouvir, mas adoro a componente melódica e fantasista deles (a electrónica nem tanto). Ter o rótulo de indie hoje em dia não me parece que seja muito bom, por isso acho que estamos na categoria pop-rock,  mas a trilhar o nosso próprio caminho, ninguem mais o fará melhor que nós!

5- Como é que tem sido a recepção do público?

Acredito que o pouco público que teve a opurtunidade de nos ver tocar ao vivo gostou (talvez uns nem tanto), mas não tenho por hábito perguntar se gostam ou não, não faz sentido. Uma mulher bonita quando passa na rua, não pergunta aos transeuntes se é bonita ou não. Nós somos isso mesmo, uma mulher bonita na rua a passear. Uns vão achar que somos mesmo bons, outros que somos convencidos e arrogantes, outros nem vão dizer nada, c'est la vie. Chegar ao maior numero de pessoas sem discriminar ninguém é o nosso objectivo, fazemos musica para todos!

"Eu gosto muito da temática da fisica quântica em que me diz, "tudo é uma possibilidade", ou seja, enquanto for possivel estaremos aqui para nos bater pela liga dos campeões, mas não vivemos obcessados com isso, a pressão é inimiga da criação. Mais do que musicos, seremos criadores"


6-Participaram no Rock rendez worten. Como foi a experiência?

 Bem,  a participação no concurso RWW em si, acho que é um flop. Nós não gostamos de concursos, "competir" com músicos totalmente diferentes de nós não tem sentido, ainda por cima quando têm por base votações,  "likes",  ainda muito menos. Nós ainda não somos uma banda "popular". Se me falas na atuação que aconteceu para o RWW no MusicBox, essa foi excelente, curta mas muito intensa. É bom tocar em boas salas com bom equipamento, poderemos realmente oferecer o que temos, nós gostamos de tocar bastante alto e nem sempre é possivel. 

7- Já possuem algum ep, álbum? Se não, estão a ponderar. Se sim, para quando ?

Gravamos dois  temas com boa qualidade sonora, e isso deu origem ao nosso primeiro EP com nome homónimo. Contamos que até Janeiro (fazemos um ano de banda) possamos gravar o segundo EP (aproximadamente cinco músicas) com mais produção, as pessoas ainda não nos conhecem , logo é fundamental termos um suporte mais sério. Em paralelo contamos fazer um álbum caseiro com todas os nossos primeiros temas que temos rodado ao vivo, (estou a falar de cerca de 10/12 temas que correspondem a uma fase de música mais "crua"). Actualmente teremos  cerca de 20 temas no total, e mais  alguns a serem preparados. Com a chegada do baixo, permitiu-nos fazer outras coisas, a música como que assentou, agora vamos partir para outra dimensão, a partir de Janeiro é bastante provavel que avancemos para teclado, eu toco orgão. 

8- Quais são as vossas expectativas para os próximos tempos?Planos futuros.

Há dias reparei que os Ornatos Violeta são provavelmente a banda portuguesa com mais amigos no facebook (100 e tal mil amigos), raro para uma banda que só tem ois albuns. Bem, queremos fazer mais do que dois álbuns, e temos 300 e tal amigos, acho que estamos no bom caminho para ultrapassa-los ,  e ser a melhor banda portuguesa da história (este país demanda), repare que até hoje nunca tivemos uma banda portuguesa a dar reais "patadas de êxito" lá fora, podemos não conseguir, mas a sensação do dever cumprido é tudo. Eu gosto muito da temática da fisica quântica em que me diz, "tudo é uma possibilidade", ou seja, enquanto for possivel estaremos aqui para nos bater pela liga dos campeões, mas não vivemos obcecados com isso, a pressão é inimiga da criação. Mais do que musicos, seremos criadores!

Obrigado Irene!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Roquivários no Luso Vintage

Link da imagem O início da década de 80 ficou marcado pelo aparecimento de diversas bandas rock no panorama nacional. A causa foi o estrondoso sucesso do álbum de estreia de Rui Veloso “Ar de Rock” que abriu caminho para novas bandas emergirem. Umas singraram na cena musical, até aos dias de hoje, caso é dos Xutos & Pontapés, UHF ou GNR, enquanto outras ficaram pelo caminho, após algum sucesso inicial. Destas destacam-se os Roquivários que encontraram no tema “Cristina” o seu maior êxito junto do público.    Por Carmen Gonçalves A banda formou-se em 1981 no seguimento do “boom” da cena rock, sob o nome original de “Rock e Varius”. Esta designação pretendia reflectir as influências musicais que passavam por vários estilos, não se cingindo apenas ao rock puro e duro. A música pop, o reggae e o ska eram variantes fáceis de detectar no seu som, e que marcaram o disco de estreia , “Pronto a Curtir”, editado em 1981.   Apesar de a crítica ter sido dura com o trabalho

Espaço "Rock em Portugal"

Carlos Barata é membro da Ronda dos Quatro Caminhos, uma banda de recriação da música tradicional portuguesa, que dispensa apresentações. Nos anos 70 do século XX foi vocalista dos KAMA- SUTRA, uma banda importantíssima, que, infelizmente, não deixou nada gravado. Concedeu-nos esta entrevista. Por Aristides Duarte  P: Como era a cena Rock portuguesa, nos anos 70, quando era vocalista dos Kama - Sutra e quais as bandas de Rock por onde passou?   R: Eu nasci em Tomar, terra que, por razões várias, sempre teve alguma vitalidade musical. Aí comecei com um grupo chamado “Os Inkas” que depois se transformou na “Filarmónica Fraude” com quem eu gravei a “Epopeia”, seu único LP. Quando posteriormente fui morar para Almada fui para um grupo chamado Ogiva, já com o Gino Guerreiro que foi depois meu companheiro nas três formações do Kama -Sutra. São estas as formações mais salientes a que pertenci embora pudesse acrescentar, para um retrato completo, outras formações de mais curt

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para