Avançar para o conteúdo principal

Critica Musical-Parte II


10 000 anos depois entre Vénus e Marte 






Link da imagem


A ideia é simples: vamos entrar numa nave espacial, fugir e voltar mais tarde a uma Terra sem os horrores do presente.


Por Tiago Queirós
Originalmente publicado a 22/12/10


«O Ultimo dia na Terra» dá início a esta jornada como apresentação de um mundo que não será o desejado, cheio de cimento e betão. Um planeta « que não pode mais viver». É em passo de despedida, num down-tempo , repleto de sons atmosféricos que nos levam directamente para os anos 70. 

É difícil associar um álbum português nos melhores do mundo, seja de que género for, é sempre algo surpreendente. Mas o feito será certamente maior porque Cid canta a sua língua. Na língua  que poucos ouviram ser cantada pelo mundo. Há vida para além do Fado em Portugal, e não é recente.

O «Caos» que o planeta Terra verifíca é pretexto para um dos temas mais dinâmicos do álbum. Dançável e orelhudo, complementa-se pelo fantástico trabalho trabalho de Mike Sergeant (guitarrista) , colega dos tempos do Quarteto 1111. É em passo de corrida que se cria um dos sons mais épicos da carreira deste ícone da música portuguesa.

«Todos os caminhos levam a lado nenhum» é algo que ecoa na cabeça, assim como o baixo que marca os tempos da música de forma notável. Temos de sair deste planeta e voltar, quem sabe , daqui a 10 000 anos...

O ritmo quebra mais uma vez. De repente sente-se uma certa tranquilidade nas notas produzidas no teclado. O solo de guitarra é de outro mundo, e é assim que começamos a «Fuga para o Espaço».

É impressionante a forma como se espelha na música a progressividade de um tema, que apesar de abstracto, chega facilmente ao coração das pessoas,  conseguindo ganhar uma certa consciencialização sobre o panorama em geral : o mundo que nos rodeia.

Os back-vocals conseguem captar o nosso ser irracional,  neutralizando-o numa galáxia distante e deixando-o a flutuar algures a milhares de anos-luz. Ao nível dos vocals de «Great Gig in the Sky», sem nunca cair no cansaço de um tema mais sinfónico.

Neste capítulo quatro desta epopeia espacial chegamos finalmente ao nosso destino - «Mellotron, o Planeta Fantástico».

O destino é também ele o pico. Não só de um álbum como de uma carreira. Daqui para a frente o autor poderá fazer o que quiser que estará perdoado. Este conjunto deu um novo mundo ao mundo, e é em honra ao instrumento que marca toda a geração progressista e psicadélica que se baptiza este planeta de Mellotron.

Numa fase inicial sente-se um certo sentimento de descoberta, e diria até uma certo optimismo face ao desbravar de novas oportunidades que este novo mundo terá para oferecer... no entanto a Terra ficou para trás.

O segredo dos temas encontra-se nos sons atmosféricos e na opção dos tempos com o desenrolar da “viagem”.

O tema «10.000 anos depois entre Vénus e Marte» apresenta um novo planeta, ou quem sabe um planeta renovado, pronto a ser povoado e a começar do zero. Uma nova luz ao fundo do túnel. Uma nova luz no radar, entre Vénus e Marte. Mais uma vez os sintetizadores retratam um mundo ao nível do Star Trek, que nos conduzem até uma nave repleta de botões e luzinhas, onde pequenos astros se vislumbram pela janela. Mais uma vez o sentimento de nostalgia prevalece na música que demonstra uma certa calma. Mais um momento de reflexão antes da aventura.


É neste pequenos pormenores que se demonstra o génio de um artista, muitas vezes julgado pelas opções que tomou na carreira, mas que nem sempre fora apoiado como talvez fosse necessário.

«A Partir do Zero» retoma o ritmo rápido, e apesar de não ter feito referência, o trabalho do baterista é essencial. Sem ele,  o efeito atmosférico dos sintetizadores não seria de forma alguma maximizado.

Apela-se ao renascimento de um  planeta e de uma civilização. Aplaude-se um novo início. A música volta a encarnar um sentimento optimista. Estamos de volta ao planeta Terra.

«Memos» relembra uma viagem de 10. 000 anos que deixa as suas marcas, memórias e lembranças. E é pegando no instrumental de «Fuga para o Espaço» que se relembra a fuga... Este é um tema algo confuso no encaixe do álbum, mas possivelmente o autor tenta relembrar que noutros tempos tivemos de fugir e que temos que ter isso em mente, de forma a não cair nos mesmos erros.

José Cid despede-se nesta jornada presenteando-nos com «Vida ( Sons do Quotidiano)». É assim que termina uma das jornadas mais subvalorizadas da música portuguesa, naquele que deveria ser um álbum de culto e que só o tempo ditará o inevitável.


Este tema ainda revela algumas influências do Quarteto (relembre-se que fora lançado como EP anteriormente) mas o uso dos efeitos sonoros bem ao nível da geração psicadélica dos anos 70 demonstra que este é um álbum completo, com principio, meio e fim. Um fim que apresenta uma criança universal que apela à paz entre os homens como um Messias do futuro. Um fim longe de ser o final.

Infelizmente, o público não se demonstrou receptivo a este álbum que face aos seus custos tornou -se dispendioso demais para Cid arriscar um seguimento no rock progressivo. Daqui para a frente muitos dizem que a carreira de José Cid perdeu-se, mas simplesmente vendeu-se às suas próprias necessidades, e isso ninguém pode julgar. 

Da próxima vez que virem este senhor na televisão, lembrem-se que há muito mais na sua carreira , do que macacos que gostam de bananas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Roquivários no Luso Vintage

Link da imagem O início da década de 80 ficou marcado pelo aparecimento de diversas bandas rock no panorama nacional. A causa foi o estrondoso sucesso do álbum de estreia de Rui Veloso “Ar de Rock” que abriu caminho para novas bandas emergirem. Umas singraram na cena musical, até aos dias de hoje, caso é dos Xutos & Pontapés, UHF ou GNR, enquanto outras ficaram pelo caminho, após algum sucesso inicial. Destas destacam-se os Roquivários que encontraram no tema “Cristina” o seu maior êxito junto do público.    Por Carmen Gonçalves A banda formou-se em 1981 no seguimento do “boom” da cena rock, sob o nome original de “Rock e Varius”. Esta designação pretendia reflectir as influências musicais que passavam por vários estilos, não se cingindo apenas ao rock puro e duro. A música pop, o reggae e o ska eram variantes fáceis de detectar no seu som, e que marcaram o disco de estreia , “Pronto a Curtir”, editado em 1981.   Apesar de a crítica ter sido dura com o trabalho

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para

Espaço "Rock em Portugal"

Carlos Barata é membro da Ronda dos Quatro Caminhos, uma banda de recriação da música tradicional portuguesa, que dispensa apresentações. Nos anos 70 do século XX foi vocalista dos KAMA- SUTRA, uma banda importantíssima, que, infelizmente, não deixou nada gravado. Concedeu-nos esta entrevista. Por Aristides Duarte  P: Como era a cena Rock portuguesa, nos anos 70, quando era vocalista dos Kama - Sutra e quais as bandas de Rock por onde passou?   R: Eu nasci em Tomar, terra que, por razões várias, sempre teve alguma vitalidade musical. Aí comecei com um grupo chamado “Os Inkas” que depois se transformou na “Filarmónica Fraude” com quem eu gravei a “Epopeia”, seu único LP. Quando posteriormente fui morar para Almada fui para um grupo chamado Ogiva, já com o Gino Guerreiro que foi depois meu companheiro nas três formações do Kama -Sutra. São estas as formações mais salientes a que pertenci embora pudesse acrescentar, para um retrato completo, outras formações de mais curt