Avançar para o conteúdo principal

Actung Baby









Link da imagem



Um álbum radicalmente diferente

Por Adriano Marques


Considerado o 7º álbum  de estúdio da banda U2, Achtung Baby  apresenta-nos um lado mais introspectivo do grupo irlandês, e representa também um desvio a partir do som de todos os trabalhos anteriores. Com uma música deliciosamente pós-moderna e graças à  produção de Brian Eno e Daniel Lanois, eles criaram um ruído que foi irresistivelmente moderno, mas absolutamente clássico. E por um tempo
no rock, era impossível não ficar influenciado com a magia de Achtung Baby.











Gravado à 20 anos atrás, em Berlim e Dublin, o Álbum continua a dar que falar. Tanto que agora existem arquivos que desenterraram algumas canções inéditas das sessões de gravação. Com uma série de material Inédito, vídeo, remixes, b-sides e documentário descoberto, um álbum cheio de demos e as primeiras versões dotracklist final de 1991 também foi revelado. Cinco edições físicas, incluindo vinil, CD, DVD e opções
digitais serão disponibilizados. Detalhes completos de todos os formatos estão em achtungbaby.u2.com.









Desde o seu lançamento, Acthung Baby foi muito acarinhdo pela crítica e passou a ser considerado um dos registos mais significativos da década de noventa e da carreira do U2. E, felizmente, neste ano a celebração do  20° aniversário de Achtung Baby será marcada por vários lançamentos em 2011. A pedido da banda, um documentário sobre o álbum, intitulado de From the Sky Down que demonstra os documentos da época do álbum do período difícil de gravação, das relações dos membros da banda, e até mesmo do processo criativo do U2. Imagens de arquivos efotos das sessões de gravação aparecem no filme, junto com cenas inéditas do álbum anterior, Rattle and Hum







A partir do dia 31 deste mês, Achtung Baby será relançado em cinco formatos, cada uma contendo uma cópia remasterizada do álbum. As duas edições premium irão conter seis CDs e quatro DVDs de material bónus; entre esses extras são filmes-concerto da banda de 1994, Zoo TV: Livefrom Sydney, a partir do documentário de From the Sky Down.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sitiados no Luso Vintage

Link da imagem


Sob a égide de João Aguardela, um talento musical falecido em 2009, nasceu nos finais dos anos 80 uma banda que trouxe para o panorama do rock português a música tradicional. Os Sitiados marcaram (e ainda conquistam) gerações, com novos sons e sobretudo, muito talento e atitude.



Por Gabriela Chagas


O tema “Esta vida de marinheiro” (vendeu mais de 40 mil cópias) é um dos exemplos desse novo som da década. Desapareceram em 2000 , mas deixaram-nos a sua herança. Sitiados, a banda hoje em destaque no Lusovintage do Som à Letra foi beber à tendência sonora dos irlandeses The Pogues.


José Resende (Guitarra), João Aguardela (Voz) e Mário Miranda (Baixo), todos eles ex-Meteoros, juntaram-se assim ao baterista Fernando Fonseca.

À semelhança de outras bandas emblemáticas dos anos 80, os Sitiados também marcaram presença no Rock Rendez Vous. Dinamizados por João Aguardela, concorrem ao 5º Concurso de Música Moderna do Rock Rendez-Vouz e ficam em 2º lugar, atrás da banda do seu primo Ar…

Foto da Semana

Iggy Pop Foto:Annie Leibovitz

Cesário Verde

 Link da imagem
Poeta pintor, poeta repórter

Cesário Verde é um poeta do século XIX que se enquadra na estética realista, ainda que nas suas produções poéticas esteja presente a influência de outras correntes como o Parnasianismo, o Impressionismo e o Surrealismo. Para o autor, o mundo externo conta de modo pimacial , e é através da "descrição" deste mundo (mutável e miscelâneo) que lhe podemos conferir a designação do poeta repórter e poeta pintor.

Por Irene Leite 


Recorrendo ao poema ,  "Num Bairro Moderno" , podemos confirmar esse gosto pela descrição: "Dez horas da manhã; uma casa apalaçada ; pelos jardins estancam-se as nascentes". Ao descrever e relatar esta paisagem , o autor recorre à técnica cinematográfica do corte e da montagem de acontecimentos justapostos, ressaltando-se o seu carácter deambulatório , o que nos leva à conclusão de que Cesário Verde é um poeta repórter. 


No entanto, a sua poesia caracteriza-se também pela existência de uma …