Avançar para o conteúdo principal

Espaço "The Indies"










Link da imagem




O Verão Eterno d`Os Capitães da Areia


A música portuguesa está a atravessar um bom momento e Os Capitães da Areia são, sem sombra de dúvida, legítimos protagonistas deste período. Se os temas “Bailamos No Teu Microondas” e “Capitão Bomba” anteviam já o que poderia vir aí, a confirmação fez-se no concerto de apresentação do seu primeiro longa-duração “O Verão Eterno”, na passada sexta-feira 11/11/11, no espaço TMN Ao Vivo, perto do Cais do Sodré, em Lisboa. Era com alguma expectativa que aguardava o concerto desta formação lisboeta, em relação à qual apenas conhecia três temas. 


Por Bruno Vieira 


No final, senti-me contagiado pelo eterno espírito veraneante da banda, apesar do tempo ser já o de típico Outono. Mas por momentos foi o Verão quem reinou, ou não estivéssemos no Verão de S. Martinho. No final do concerto, sem calções nem toalha, mas bem aquecido pela boa música da banda, o público que em bom número acorreu ao TMN ao Vivo, não deu pelo tempo mal empregue, muito pelo contrário.

Com um atraso considerável em relação à hora prevista, mas suficiente para compor a sala, o ambiente foi-se fazendo à medida que o público heterogéneo (misto de groupies, amigos, família e demais) ia chegando. Não era bem dos 8 aos 80, mas quase, conferindo ao espaço uma agradável atmosfera familiar.

As movimentações no palco indiciavam o início dos trabalhos, enquanto eram projectadas algumas imagens onde sobressaía um jogo “quantos-queres” de papel. Logo de seguia os elementos da banda, à excepção do vocalista e meninas do coro, perfilaram-se juntos dos respectivos instrumentos dando início à introdução. A entrada em palco do Capitão Pedro de sombrinha oriental na mão e envergando um “look navy”, juntamente com as meninas do coro, fez-se ao som dos primeiros acordes do tema “Capitão Bomba”. O microfone coberto por uma bandeira “que não era de França” quase escondia a figura franzina e tímida do Capitão Pedro, que à medida que o concerto foi decorrendo, adquiriu mais confiança ora coreografando ritmos e batidas ora soltando algumas palavras frias e distantes, mas nem por isso arrogantes. Seguiu-se “Brincos de Cereja”, tema de abertura do álbum. 


Pelo meio, os incontornáveis “Bailamos No Teu Microondas”, bem como o mais recente single “Dezassete Anos” animaram e bem o público. 




Para finalizar “Dezassete Anos” teve direito a repetição, desta feita cantada pelo Capitão Pedro às cavalitas do padrinho da banda , Manuel Fúria, abrindo caminho por entre o público. Depois de uma queda que felizmente, não teve consequências de maior, o Capitão Pedro deu por encerrada a actuação com os pés bem assentes no chão e em clima de festa. Que melhor final Os Capitães da Areia poderiam dar ao público presente? Em contraste com o nervoso miudinho que pairava no ar aquando da preparação da introdução e que rapidamente se dissipou, dando lugar a uma actuação segura e competente, pese embora a voz do Capitão Pedro nem sempre se fizesse ouvir nas melhores condições.


Mais do que qualquer outro tema, houve um que me despertou a atenção, tratou-se de “Raparigas da Minha Idade”, com direito a repeat em casa, no carro e no leitor de mp3. A ver vamos se terá direito a vídeo, com o habitual toque naif a que os Capitães já nos habituaram. As versões de “Alegria” (clássico dos Heróis do Mar) bem como de “Rapazes de Lisboa” (do também ex-Heróis do Mar , Paulo Pedro Gonçalves), não passaram despercebidas. Não terão sido escolhidas ao acaso para preencher o ainda curto repertório da banda. De facto, a música de Os Capitães da Areia tem muito do pop/rock português dos Anos 80, com claras influências de nomes como Radar Kadafi, Afonsinhos do Condado ou Heróis do Mar. A fórmula não sendo original, mas com provas dadas no passado, pode ser reinventada agora com identidade própria e adaptada aos dias de hoje sem parecer ridícula. A música de Os Capitães da Areia é um misto de juventude, alegria e inocência, que resulta numa atmosfera ao mesmo tempo descontraída e dançável. Quando os Capitães afirmam querer viver O Verão Eterno, não é mais do que o desejo de desfrutarem a vida bem vivida. Como dizia o saudoso Raul Solnado, “façam o favor de serem felizes”…

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Roquivários no Luso Vintage

Link da imagem O início da década de 80 ficou marcado pelo aparecimento de diversas bandas rock no panorama nacional. A causa foi o estrondoso sucesso do álbum de estreia de Rui Veloso “Ar de Rock” que abriu caminho para novas bandas emergirem. Umas singraram na cena musical, até aos dias de hoje, caso é dos Xutos & Pontapés, UHF ou GNR, enquanto outras ficaram pelo caminho, após algum sucesso inicial. Destas destacam-se os Roquivários que encontraram no tema “Cristina” o seu maior êxito junto do público.    Por Carmen Gonçalves A banda formou-se em 1981 no seguimento do “boom” da cena rock, sob o nome original de “Rock e Varius”. Esta designação pretendia reflectir as influências musicais que passavam por vários estilos, não se cingindo apenas ao rock puro e duro. A música pop, o reggae e o ska eram variantes fáceis de detectar no seu som, e que marcaram o disco de estreia , “Pronto a Curtir”, editado em 1981.   Apesar de a crítica ter sido dura com o trabalho

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para

Espaço "Rock em Portugal"

Carlos Barata é membro da Ronda dos Quatro Caminhos, uma banda de recriação da música tradicional portuguesa, que dispensa apresentações. Nos anos 70 do século XX foi vocalista dos KAMA- SUTRA, uma banda importantíssima, que, infelizmente, não deixou nada gravado. Concedeu-nos esta entrevista. Por Aristides Duarte  P: Como era a cena Rock portuguesa, nos anos 70, quando era vocalista dos Kama - Sutra e quais as bandas de Rock por onde passou?   R: Eu nasci em Tomar, terra que, por razões várias, sempre teve alguma vitalidade musical. Aí comecei com um grupo chamado “Os Inkas” que depois se transformou na “Filarmónica Fraude” com quem eu gravei a “Epopeia”, seu único LP. Quando posteriormente fui morar para Almada fui para um grupo chamado Ogiva, já com o Gino Guerreiro que foi depois meu companheiro nas três formações do Kama -Sutra. São estas as formações mais salientes a que pertenci embora pudesse acrescentar, para um retrato completo, outras formações de mais curt