Os
Manfred Mann têm uma sonoridade bastante “betleana”, passando a expressão. Não
admira, porque fazem parte do movimento britânico pop dos anos 60. São
considerados uma banda de rhythm and blues e de pop. O nome o grupo provém do
seu teclista e fundador sul africano Manfred Mann, hoje em modo Classic Rock.
Confira.
Por
Júlia Rocha
Em
1962 surgiam os Mann-Hugg Blues Brothers, em Londres. O teclista Manfred Mann
juntava-se ao baterista Mike hugg. A onda blues varria os bares e clubes de
música londrinos, assim como a sonoridade pop que dominava. A banda ficava
completa com Mike Vickers na guitarra, saxofone e flauta, Paul Jones na
harmónica e voz. Neste momento, a banda muda de nome para Manfred Mann &
The Manfreds. A atração da banda residia principalmente na sonoridade típica e
bastante particular das teclas de Manfred.
Foi
quando assinaram com a HMV Records em 1963 que adoptaram finalmente, o nome que
os imortalizou. Os primeiros singles lançados não obtiveram muito sucesso.
O reconhecimento só começaria a surgir nos anos seguintes. Em 64, foram
convidados a compor o tema para uma série de televisão , o “Ready Steady Go!”.
Foi assim que surgiu a música “5-4-3-2-1”que atingiu a quinta posição nas
tabelas da Billboard. Pouco depois da gravação deste tema, Tom McGuinness
integrou o grupo, para substituir Richmond. As mudanças nos Manfred Mann não se
ficariam por aqui.
Começaram
a lançar mais sucessos como “Do Wah Diddy Diddy”.
Faziam
algumas covers que saiam para o público misturados com temas originais, mas com
a sua sonoridade bem específica. Nestes covers estavam muitos sucessos de Bob
Dylan. Em 1965, Paul Jones anunciou querer sair da banda para seguir projectos
a solo. Assim como Mike Vickers. Mike d’Abo substituiu Jones (curiosamente Rod
Stewart fez parte desta lista de candidatos). As mexidas nos Manfred Mann no
final da década de 60 foram intensas.
Com
Mike d’Abbp a sonoridade passou a ser num estilo mais acústico com algum
conteúdo político-social. Em 1968 conseguiram o terceiro número um nas tabelas
“Mighty Quinn”, uma cover de uma música de Bob Dylan.
No
entanto, e apesar do sucesso de alguns temas, os álbuns não atingiam grandes
vendas e as mudanças na banda acabavam por ser desgastantes. Os Manfred Mann
separaram-se em 1969.
Os
membros dispersaram. Mike Hugg e Manfred Mann formaram uma banda de jazz rock
experimental conhecida como Manfred Mann Chapter Three. Contudo este grupo só
durarua até 71. Mais tarde Mann formaria Manfred Mann’s Earth Band.
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