Avançar para o conteúdo principal

Pearl Jam

20 anos 




Em ano de comemoração dos 20 anos sobre a edição de “Ten”, revisitamos o passado da banda de Seattle, viajando até ao início da década de 90. Estávamos na época do “grunge”, das letras repletas de angústia e de sarcasmo, e do look desleixado que se tornou moda em muitos liceus. As camisas de flanela e os cabelos compridos marcavam uma geração, a minha geração. Acompanharam-nos durante a adolescência, e volvidos vinte anos continuam a “dar-nos música”, mais calmos, mais maduros, mas com o rock como pano de fundo. 

Por Carmen Gonçalves



Formaram-se em 1990 e um ano mais tarde, a 27 de Agosto de 1991, lançaram “Ten”, o primeiro registo da banda. Para muitos é um dos melhores álbuns de sempre, e sem dúvida é um dos melhores exemplos de música “grunge”. “Even Flow”, “Jeremy” e “Alive” foram os singles retirados do disco, porém, mais tarde, “Black” alcançou um estrondoso sucesso, tornando-se numa música de culto para muitos fãs.



Poucos dias antes do álbum chegar às lojas, os Pearl Jam, actuaram pela primeira vez em espaço exterior, no “Mural Ampitheater” em Seattle. Neste concerto percorreram os temas que compunham “Ten”, demonstrando a energia e a vitalidade que iriam caracterizar as actuações ao vivo da banda.


Após este sucesso e as digressões que se seguiram, em 1993 voltaram ao estúdio para gravar “Vs.”. Os inúmeros fãs que haviam conquistado receberam muito bem o álbum, tendo batido o recorde de cópias vendidas numa semana. Foi a consagração do grupo e este segundo registo reforçou a ideia de que a banda de Seattle se iria tornar numa banda de culto. Temas como “Go”, “Animals”, “Dissident” e “Daughter” juntaram-se aos anteriores, para se tornarem hinos nas actuações ao vivo, fazendo as delícias do público.


Entre as digressões de apresentação de “Vs.” gravaram o que viria a ser o terceiro registo de originais “Vitalogy”, que chegou ao mercado no final de 1994. Este foi rotulado como o álbum mais original dos Pearl Jam, e neste constam temas como “Spin the Black Circle” e “Better Man”, que se tornou um sucesso, tendo permanecido oito semanas seguidas na primeira posição.







Após o término das gravações, o baterista Dave Abbruzzese foi substituído por Jack Irons, ex-baterista dos Red Hot Cili Peppers, que foi apresentado oficialmente na tournée que se seguiu.


Em 1996 seguiu-se o quarto álbum da banda, que chegou ao mercado exactamente 5 anos após a edição do primeiro disco. “No Code” foi visto como uma deliberada mudança no som da banda, favorecendo um rock mais intenso, intercalado com músicas mais calmas. É talvez o álbum dos Pearl Jam que mostra uma maior gama de estados de espírito. De “No Code” saíram os singles “Who You Are”, “Hail, Hail" e “Off He Goes”. O álbum seguinte foi lançado em 1998. “Yeld” foi como um regresso ao som roqueiro de outrora, contudo as letras deram continuidade ao estilo mais contemplativo do registo anterior. Os singles de apresentação recaíram nos temas “Given to Fly” e “Wishlist”. Neste mesmo ano os Pearl Jam trocaram novamente de baterista, tendo a escolha recaído sobre Matt Cameron, ex-baterista dos Soundgarden.




O sexto registo de originais, “Binaural”, foi editado em 2000, e foi o primeiro registo da banda a não alcançar um disco de platina. Ainda que as vendas não tenham atingido o expectável, deste álbum foram extraídos dois singles de sucesso “Nothing as It Seems” e “Light Years”. Em 2002 chegou às lojas um novo álbum, “Rioct Act”, tendo uma sonoridade mais folk e experimental.



O trabalho dos Pearl Jam para o sucessor de “Riot Act” deu início após a digressão Vote for Change, de 2004. Mas só a 2 de Maio de 2006 é que o homónimo “Pearl Jam” chegou às lojas. A crítica musical referiu que era um retorno à sonoridade inicial da banda, tendo as causas político-sociais lugar de destaque no tema “World Wide Suicide”, uma crítica à guerra no Iraque. Deste álbum foram ainda retirados os temas “Life Wasted” e “Gone”.

Em Setembro de 2009 foi editado o último registo de originais da banda gravado em estúdio. “Backspacer” apresenta uma sonoridade influenciada pela pop e pela New Wave, tendo em “The Fixer” o single de apresentação, cujo vídeo ficou a cargo de Cameron Crowe.



Para além dos álbuns de estúdio, os Pearl Jam contam com centenas de álbuns editados alusivos às diferentes tournées. O conceito surgiu em 1998, com a edição de “Live on Two Legs”, um disco gravado para cada concerto da digressão. Os fãs agradeceram, e o sucesso foi tal que os registos dos concertos foram gravados e lançados em CD durante várias tournées. Juntam-se ainda a estes registos diversas compilações editadas, como é o caso de “Lost Dogs”, um registo de raridades e lados-b.

A 20 de Setembro estreou nas salas de cinema nacionais o retrato definitivo dos Pearl Jam. Realizado por Cameron Crowe, “Pearl Jam Twenty” foi baseado em muitas horas de gravações raras, em entrevistas com a banda e em diversas imagens em palco, mostrando um lado mais real da carreira dos Pearl Jam.


O vídeo será lançado juntamente com uma banda-sonora que inclui 2 CD’s de raridades e músicas não editadas. Será ainda lançado em livro, retratando a história das duas décadas da banda, e conta com um prefácio de Cameron Crowe.

O próximo registo de originais, ainda sem nome, tem edição prevista para o início do próximo ano, confirmando que os Pearl Jam prometem longos anos de carreira. Há 20 anos atrás mostraram-nos o que é o rock, foram-nos acompanhando e crescendo connosco. A nós, fãs confessos, resta-nos agradecer o facto de fazerem parte da banda-sonora das nossas vidas.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Roquivários no Luso Vintage

Link da imagem O início da década de 80 ficou marcado pelo aparecimento de diversas bandas rock no panorama nacional. A causa foi o estrondoso sucesso do álbum de estreia de Rui Veloso “Ar de Rock” que abriu caminho para novas bandas emergirem. Umas singraram na cena musical, até aos dias de hoje, caso é dos Xutos & Pontapés, UHF ou GNR, enquanto outras ficaram pelo caminho, após algum sucesso inicial. Destas destacam-se os Roquivários que encontraram no tema “Cristina” o seu maior êxito junto do público.    Por Carmen Gonçalves A banda formou-se em 1981 no seguimento do “boom” da cena rock, sob o nome original de “Rock e Varius”. Esta designação pretendia reflectir as influências musicais que passavam por vários estilos, não se cingindo apenas ao rock puro e duro. A música pop, o reggae e o ska eram variantes fáceis de detectar no seu som, e que marcaram o disco de estreia , “Pronto a Curtir”, editado em 1981.   Apesar de a crítica ter sido dura com o trabalho

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para

REM no vídeo do mês

 Link da imagem Decorria o ano de 1985 quando pela primeira vez se ouviu o tema “Bad Day” num concerto dos REM em Nova Iorque. Contudo , só 18 anos mais tarde foi editado, tendo surgido na compilação de 2003, “In Time: The Best of REM 1988-2003”. Ainda que originalmente produzida em meados da década de 80, esta música manteve-se actual, tanto no som, como na letra crítica à sociedade americana. Por Carmen Gonçalves Originalmente dominado de “PSA”, uma abreviatura para “Public Service Announcement”, este tema surgiu como uma crítica às políticas do presidente dos Estados Unidos, Ronald Regan. Embora não tenha sido editado, foi o mote para o lançamento em 1987 de “ It's the End of the World as We Know It (And I Feel Fine) ”, um tema com uma cadência similar, que teve um estrondoso sucesso. A parecença dos dois temas não se centra só na letra cáustica de crítica à sociedade americana. Ao escutarmos o ritmo e a sonoridade de ambas, não se pode deixar de verificar as