Avançar para o conteúdo principal

Cut Copy na Dança do Som




 Link da imagem


Com influência em grupos como os Air, Daft Punk, ou LCD Soundsystem, os Cut Copy têm vindo a surpreender cada vez mais no universo da música electrónica. E a prova disso é o mais recente álbum , Zonoscope.

Por Adriano Marques



O eletro-pop australiano conhecido por Cut Copy nasceu em 2001 através de um projecto pessoal de Dan Whitford, que  dois anos mais tarde convida Bennett Foddy, Tim Hoey e Mitchell Scott para criarem o grupo.
Em 2004 lançaram o seu álbum de estreia, Bright Like Love Neon, que teve grande impacto ao final de um ano em Londres, Nova Iorque e Los Angels, e serviu para o grupo participar em turnê com os Franz Ferdinand, The Presets, Junior Senior, Bloc Party, e Mylo.

Dois anos mais tarde, surge o segundo álbum, In Colours Ghost, um trabalho mais maduro, depois de actuarem com os Daft Punk, perante uma multidão de 50 mil pessoas. Graças ao single “Lights and Music” a atenção começou a ser muito maior. Aliás, a música até foi foi usada no Fifa 09 e na série Nip Tuck.



No mês de Julho (deste ano) os Cut Copy lançam o terceiro álbum, Zonoscope, que fica marcado por músicas como “Take Me Over”, “ Need You Now” e “Where I´m  Going”. Ao contrário do segundo álbum, a meu ver, Zonoscope é mais homogéneo, com maior predomínio da new wave, embora esteja inserido também no género Pop Dance , e lá está, com algum sabor a Retro, enquanto que o In Colours Ghost tem uma diversidade musical maior.

Mesmo assim, este último projecto agrada-me bastante. A melodia e o trabalho vocal em Zonoscope é interessante, tem uma maior excentricidade e ao mesmo tempo está definido o que o grupo quer realmente apresentar aos fãs.

Já agora, por ter falado em diversidade, convem referir que os Cut Copy são conhecidos por particiapar em projectos musicais com Ladyhawke , Cansei de Ser Sexy, Kaiser Chiefs, entre muitos outros.

Por Portugal, os australianos com grande influência nos Pet Shop Boys ou Daft Punk, já fizeram um concerto no Porto, no dia 21 de Março no Hard Club, e no dia 23 do mesmo mês no Coliseu de Lisboa.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sitiados no Luso Vintage

Link da imagem


Sob a égide de João Aguardela, um talento musical falecido em 2009, nasceu nos finais dos anos 80 uma banda que trouxe para o panorama do rock português a música tradicional. Os Sitiados marcaram (e ainda conquistam) gerações, com novos sons e sobretudo, muito talento e atitude.



Por Gabriela Chagas


O tema “Esta vida de marinheiro” (vendeu mais de 40 mil cópias) é um dos exemplos desse novo som da década. Desapareceram em 2000 , mas deixaram-nos a sua herança. Sitiados, a banda hoje em destaque no Lusovintage do Som à Letra foi beber à tendência sonora dos irlandeses The Pogues.


José Resende (Guitarra), João Aguardela (Voz) e Mário Miranda (Baixo), todos eles ex-Meteoros, juntaram-se assim ao baterista Fernando Fonseca.

À semelhança de outras bandas emblemáticas dos anos 80, os Sitiados também marcaram presença no Rock Rendez Vous. Dinamizados por João Aguardela, concorrem ao 5º Concurso de Música Moderna do Rock Rendez-Vouz e ficam em 2º lugar, atrás da banda do seu primo Ar…

Foto da Semana

Iggy Pop Foto:Annie Leibovitz

Cesário Verde

 Link da imagem
Poeta pintor, poeta repórter

Cesário Verde é um poeta do século XIX que se enquadra na estética realista, ainda que nas suas produções poéticas esteja presente a influência de outras correntes como o Parnasianismo, o Impressionismo e o Surrealismo. Para o autor, o mundo externo conta de modo pimacial , e é através da "descrição" deste mundo (mutável e miscelâneo) que lhe podemos conferir a designação do poeta repórter e poeta pintor.

Por Irene Leite 


Recorrendo ao poema ,  "Num Bairro Moderno" , podemos confirmar esse gosto pela descrição: "Dez horas da manhã; uma casa apalaçada ; pelos jardins estancam-se as nascentes". Ao descrever e relatar esta paisagem , o autor recorre à técnica cinematográfica do corte e da montagem de acontecimentos justapostos, ressaltando-se o seu carácter deambulatório , o que nos leva à conclusão de que Cesário Verde é um poeta repórter. 


No entanto, a sua poesia caracteriza-se também pela existência de uma …