Avançar para o conteúdo principal

Espaço "Cine à Letra"

Filme "O Hospicio"




No Cine à Letra deste Mês temos filmes muito especiais que se encontram a estrear em Portugal agora mesmo. Existem regressos de realizadores conceituados como Woody Allen ou Guillermo del Toro e também filmes para os mais variados gostos e feitios. Vejamos o que Setembro contém de especial para se ver nas salas.

Por Miguel Ribeiro 

Comecemos com o Cinema português, que este mês vê estrear uma nova obra de Teresa Villaverde, de nome Cisne.


A cineasta que depois do sucesso de Três Irmãos e Os Mutantes e do seu último filme Transe, volta ao trabalho com uma obra que conta com Beatriz Batarda, Miguel Nunes e Israel Pimenta nos papéis principais, e que tendo em conta o passado da realizadora, espera-se ver um drama que explore as minuciosidades da psique humana e nas relações entre pessoas, um filme que pede um pouco mais do espectador do que uma qualquer outra obra de entretenimento, mas que valerá a pena investigar. Ainda em Portugal, temos a estrear uma curta-metragem realizada por Sandro Aguilar de nome Voodoo, um drama inteligente que conta com os actores Albano Jerónimo, Filipe Duarte e Isabel Abreu e que pela entrevista à qual deixamos aqui o link, parece merecer a nossa atenção.

Para finalizar, temos uma obra da realizadora sueca Solveig Nordlund, produzido em Portugal baseado numa obra de António Lobo Antunes, de nome A Morte de Carlos Gardel, um drama interessante sobre a forma como um pai lida com o facto do seu filho se encontrar às portas da morte e que conta com actores como Ruy de Carvalho, Elmano Sancho, Teresa Gafeira e Rui Morisson.

No panorama internacional, o tão aguardado regresso de Woody Allen com o filme Meia-Noite em Paris, com actores como Owen Wilson, Rachel McAdams, Michael Sheen e Carla Bruni, uma comédia que é também uma carta de amor a Paris onde conta a estória de um casal que descobre uma cidade que enfeitiça e traz novas experiências todos os dias ao seu quotidiano. Vejam o trailer para perceberem o que o génio de Woody Allen vos pode proporcionar.


Guillermo del Toro volta com um thriller sombrio de nome Os Olhos de Julia, uma obra espanhola, um pouco à imagem de O Labirinto de Fáuno, pelo menos no que toca ao aparente excelente trabalho na fotografia e na junção do mundo real com o mundo da fantasia; uma obra que parece valer muito a pena ver:


Também de volta temos o grande cineasta do terror, famoso autor de obras como The Thing, Halloween e Escape From New York, John Carpenter, que regressa com o filme O Hospício, um filme de terror que conta a estória de uma rapariga internada, sem memória e que tenta a fuga de um hospício, apenas para descobrir uma terrível verdade, um filme que promete devolver o verdadeiro espírito dos filmes de terror com o cunho único de Carpenter.


Para finalizar, as menções a outras obras não menos importantes e que merecem que se investigue, como o caso do puro filme de entretenimento Killer Elite – O Confronto, que conta com actores como Robert De Niro, Clive Owen e Jason Statham; Howl de Jeffrey Friedman com James Franco e David Strathairn; A Colombiana com Zoe Saldana e argumento de Luc Besson; O Caçador de Trolls, um thriller de acção norueguês que já conta com alguns prémios e que foi bem recebido em alguns festivais europeus e mundiais e para finalizar uma obra de Werner Herzog, um documentário de nome Cave of Forgotten Dreams, que tem o intuito de nos mostrar o interior das grutas de Chauvet, onde se encontram as gravuras mais antigas da humanidade, um documentário que também se encontra disponível em 3D.

Um resto de um bom mês e muitos filmes! Divirtam-se com o que as salas portuguesas têm para oferecer em Setembro e com a variedade disponível.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para ...

Citizen Kane na Máquina do Tempo

Link da imagem Texto original: Miguel Ribeiro Locução: Irene Leite Adaptação e Edição: Irene Leite