Avançar para o conteúdo principal

Editorial-Setembro



Link da imagem 

Tchim, Tchim


Setembro. Um mês muito simbólico para o Som à Letra: completamos dois anos.Dois anos em que na tarde de 19 de Setembro de 2009 olhei para um blogue e para um projecto académico, e decidi transformá-los num media digital. Não sabia bem como.

Por Irene Leite 

 Tinha ligação à internet, um blogue e um… facebook. O resto é letra… e muito som. Tanto que nesta tarde de 1 de Setembro de 2011  estou a escrever mais um editorial para este ciberjornal.

Vinho do Porto? Não se assustem, é apenas uma analogia. O site está a nascer e ainda há muito (para sempre) a melhorar, sempre com os vossos feedbacks , pois o  leitor é o protagonista. Tal como esta mítica bebida da invicta, que à medida que envelhece está melhor, também queremos o mesmo trajecto  para o Som à Letra. Melhorar (e alargar) a cada ano os nossos artigos, estar cada vez mais perto dos leitores e sair muito à rua para espalhar o nosso espírito com (muitos) sets e concertos. De referir ainda que neste mês especial prosseguimos com a reunião do nosso arquivo até ao momento (está quase).

Quem também está em fase de celebração são os Pearl Jam (e o grunge). Vinte anos de música, vinte anos de aitude firme, tantas vezes contra as regras chave do mainstream (as tradicionais práticas da indústria musical). Altura propicia para recordar a banda de Black e Alive, sem esquecer o icónio vídeo (do mês) do tema Jeremy.

Ainda há tempo para uma visita ao White Album, dos Beatles , ao percurso dos Cut Copy , Blues Brothers, ou a promessa We Trust, e bons regressos como os Zen (com grande concerto no Noites Ritual).

Temos ainda uma estreia radiofónica por cá,  que será revelada ainda este mês. E claro, não esquecer a programação especial para o dia 19 de Setembro.Querem saber qual? Já só faltam cerca de duas semanas…

Os vossos feedbacks são sempre fundamentais. Já sabem, somaletra@gmail.com.

Obrigada por tudo e ...até já.

Irene Leite 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Citizen Kane na Máquina do Tempo

Link da imagem Texto original: Miguel Ribeiro Locução: Irene Leite Adaptação e Edição: Irene Leite

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para ...