Avançar para o conteúdo principal

The Mission em Portugal





Em ano de comemoração do 25º aniversário sobre a formação da banda britânica, The Mission está de regresso aos palcos para uma digressão europeia que chega a Portugal amanhã e sábado no Hard Club e na sala TMN ao Vivo, respectivamente. Estes concertos contam com a presença de três dos membros originais, Wayne Hussey, Craig Adams e Simon Hinkler, e prometem um regresso aos temas do passado e aos hits que fizeram a história da banda.

Por Carmen Gonçalves


Quando Wayne Hussey e Craig Adams abandonaram os Sisters Of Mercy em 1986, devido a divergências musicais com o então líder da banda Andrew Eldritch, quiseram dar continuidade ao trabalho feito, e formaram a sua própria banda, inicialmente conhecida como Sisterhood. 

Nesta fase inicial tocavam algumas músicas não editadas dos Sisters Of Mercy, e algum material que Eldritch tinha renunciado. Rapidamente encontraram o seu caminho nos trilhos do rock mais gótico, e ocuparam o seu lugar de destaque no panorama musical em Inglaterra.


O rompimento com os Sister of Mercy tornou-se evidente quando Eldritch, numa disputa com Hussey e Adams, editou um álbum cujo título era exactamente “Sisterhood”. Tornou-se claro que a banda recém-formada precisava de um nome novo, tendo surgindo assim The Mission. Com a mudança de nome foi editado o primeiro registo de originais da banda em Novembro de 1986, “God's Own Medicine”, do qual este "Stay with me" faz parte. 




Deste álbum resultou uma tour europeia como banda de suporte aos Cult, e uma tour pelos Estados Unidos.

A banda estava lançada, mas os anos que se seguiram foram de alguma turbulência e divergências entre os membros. Em 1993 deu-se a ruptura, e a segunda formação da banda contou com Brown, Hussey, Mark Thwaite, Rik Carter e Andy Cousin. No ano seguinte foi editado o single “Swoon” que anunciava o 7º álbum do grupo. Com a edição de “Neverland” os “The Mission” reviveram a popularidade que tinham conquistado no passado, embora a produção musical assentasse num registo mais pesado.




Em 1996 as divergências musicais continuaram, e após a edição de “Blue” e a tour que se seguiu, Hussey and Brown decidiram pôr termo à banda. Contudo Hussey continuou a trabalhar nos seus projectos a solo, sem nunca deixar de lado a sonoridade da banda, tendo em 1999 editado no seu próprio estúdio um álbum de versões de temas dos The Mission. O “bichinho” ainda se mantinha e juntamente com Adams, Thwaite e Scot Garrett, Hussey planeou o que seria uma última tour como banda de suporte aos Gene Loves Jezebel. A reacção do público ao regresso da banda foi estrondosa, tendo dado alento para continuarem a formação.

Em 2001 foi lançado “Aura”, com temas mais pesados e estranhamente semelhantes a alguns editados uma década antes. Ainda assim o sucesso foi grande, confirmando a aceitação por parte do público da nova formação. No entanto, a pressão e as divergências musicais continuaram e deram azo a entradas e saídas da banda, até que em 2008 Hussey anunciou o fim definitivo dos The Mission. Passados 2 anos, a editora SPV lançou o último registo de originais “Dum Dum Bullet”, compilando lados-b e raridades nunca editadas. Aproveitando a ocasião Hussey divulgou que em 2011 iria reunir novamente a banda para um tour pela europa. Nas suas próprias palavras:

Quando me perguntaram se queria dar um concerto em Londres para celebrar o 25º aniversário dos “The Mission”, o meu pensamento imediato foi como é que conseguiria fazer algo mais memorável do que as quatro datas completamente esgotadas em Shepherd Bush, em 2008? Exactamente, o que é que o nosso público quer ver? A minha primeira ideia foi tentar convencer os membros originais da banda para nos juntarmos outra vez - assim, como hesitantes promessas de não haver sexo, não haver drogas, ou seja, apenas coisas monótonas no 'tour bus'. Consegui persuadir o Craig Adams e o Simon Hinkler a juntarem-se a mim para a digressão.

E só vamos tocar canções dos álbuns que tocámos juntos, portanto todos os êxitos antigos e nada de novas canções sem sentido, prometo. Nenhuma música nova. Se quiserem ouvir canções novas, vão ver um espectáculo meu a solo da próxima vez que eu for em digressão. Sim, esta digressão dos “The Mission” vai ser só sobre o passado.

Aguardamos para ver!




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Roquivários no Luso Vintage

Link da imagem O início da década de 80 ficou marcado pelo aparecimento de diversas bandas rock no panorama nacional. A causa foi o estrondoso sucesso do álbum de estreia de Rui Veloso “Ar de Rock” que abriu caminho para novas bandas emergirem. Umas singraram na cena musical, até aos dias de hoje, caso é dos Xutos & Pontapés, UHF ou GNR, enquanto outras ficaram pelo caminho, após algum sucesso inicial. Destas destacam-se os Roquivários que encontraram no tema “Cristina” o seu maior êxito junto do público.    Por Carmen Gonçalves A banda formou-se em 1981 no seguimento do “boom” da cena rock, sob o nome original de “Rock e Varius”. Esta designação pretendia reflectir as influências musicais que passavam por vários estilos, não se cingindo apenas ao rock puro e duro. A música pop, o reggae e o ska eram variantes fáceis de detectar no seu som, e que marcaram o disco de estreia , “Pronto a Curtir”, editado em 1981.   Apesar de a crítica ter sido dura com o trabalho

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para

Espaço "Rock em Portugal"

Carlos Barata é membro da Ronda dos Quatro Caminhos, uma banda de recriação da música tradicional portuguesa, que dispensa apresentações. Nos anos 70 do século XX foi vocalista dos KAMA- SUTRA, uma banda importantíssima, que, infelizmente, não deixou nada gravado. Concedeu-nos esta entrevista. Por Aristides Duarte  P: Como era a cena Rock portuguesa, nos anos 70, quando era vocalista dos Kama - Sutra e quais as bandas de Rock por onde passou?   R: Eu nasci em Tomar, terra que, por razões várias, sempre teve alguma vitalidade musical. Aí comecei com um grupo chamado “Os Inkas” que depois se transformou na “Filarmónica Fraude” com quem eu gravei a “Epopeia”, seu único LP. Quando posteriormente fui morar para Almada fui para um grupo chamado Ogiva, já com o Gino Guerreiro que foi depois meu companheiro nas três formações do Kama -Sutra. São estas as formações mais salientes a que pertenci embora pudesse acrescentar, para um retrato completo, outras formações de mais curt