Avançar para o conteúdo principal

Emissão Nº 5-Três às Sextas


Entrevista 

Karla e a sua "Stereochemistry"


Já se sabe que a musica e a ciência estão fortemente ligadas uma com a outra, mas poucos são os temas que envolvem as duas coisas. Há quem se lembre e use o facto para criar doses concentradas de algo que nos possa satisfazer, e depois há... Karla com o seu projeto a solo "Stereochemistry" que pega nesse assunto e leva o relacionamento entre a musica e a ciência mais à frente. 

Por Thomas Anahory 


Entrevista:

1 - Como cientista que és e estando a musica intimamente ligada à física o que achas dos produtos como o iDoser? Verdade ou mais uma maneira de enganar as pessoas?

- Pelo que percebi através do website deles eles basicamente estão a vender trilhas sonoras que te fazem viver uma experiência. Bem a minha opinião pessoal sobre isto é que estão-nos constantemente a vender imagens que supostamente nos fazem viver experiências, filmes por exemplo ou mesmo fotografia. Então porque não vender sons com o mesmo propósito? Até porque eu penso que os sons são a parte fundamental numa experiência humana, muito mais que a visão, porque é muitos mais fácil enganar o olho humano do que um ouvido humano, há muitas mais ilusões de ótica do que ilusões de som se fores a pensar… E eventualmente toda a industria cinematográfica fia-se na sua banda sonora que apoiam as imagens para transmitir as emoções e as intensidade da cena em questão. Vê os filmes de terror por exemplo, se vires um filme de terror em silencio ele não é assustador… É ridículo! Por isso é o som na banda sonora que nos dá o suspende… Por isso eu acho que se ouvires uma gravação bineural do iDoser ou de outra plataforma que as venda ela pode na verdade fazer-te viver qualquer coisa. Não acho que seja um esquema, do meu ponto de vista neutro cientifico não, não é um esquema.,. Definitivamente não.

2 - Tens viajado muito pelo mundo, é garantido que a tua musica tem influencias de várias partes do mundo?

- Sim é verdade, viajo muito e estive há coisa de um ano às voltas pela Europa e estabilizei agora em Berlim. E tenho que dizer que sim, viajar pelo mundo influencia a minha musica, não de uma forma muito especifica uma vez que não incorporo tecnicamente o som Folk de cada pais que já visitei. Tem mais a ver com o absorveres o espaço onde estás, interagir com as pessoas, aprender novas línguas ou apanhar bocadinhos pequenos daqueles sons e de alguma maneira dentro da minha cabeça tudo se mistura e acaba nas minhas musicas de uma maneira muito subtil… É como que um cartão emocional de todo o mundo.

3 - Quando vi o teu ultimo video "Shut Up And Fuck Me" percebi que tem muito de teatral ao ponto do exagero e uma tendência para gozar com certos clichés na sociedade, fala-me um bocado disso.

- Bem, primeiro que tudo gostava de te agradecer por seres um ouvinte muito cuidadoso uma vês que reparaste de imediato na parte teatral da minha musica que é muito importante para mim, na verdade Stereochimistry é um projeto de cabaret e incorporo muito de comédia e caberet nas minhas atuações ao vivo por isso no fundo os meus espetáculos são uma historia em que as musicas são os seus capítulos e há um bocado de comédia entre musicas como que pequenas introduções para cada musica.
Porque é que o faço?
Bom, porque acho que o teatro é uma ótima maneira de comunicar mensagens importantes e fortes e no fundo faz parte do nosso dia-a-dia. Eu pessoalmente acredito que a vida se torna muito mais fácil se não nos levarmos muito a sério, e se de quando em vez nos rirmos aos problemas! E quando eu digo para não nos levarmos a sério não quero dizer para sermos irresponsáveis, de todo, quero dizer que sejamos responsáveis mas não sejamos demasiado dramáticos, não passemos a vida a dramatizar porque os problemas tornam-se cada vez mais pequenos se conseguirmos rir ao longo do tempo e do problema e é ai que ganhamos espaço para as soluções dos nossos problemas

4 - Em breve vai sair o teu 3 álbum, segundo em estúdio, consegues avançar uma data?
- Sim é verdade, estou a trabalhar num novo álbum, e esta a ser gravado à volta do mundo uma vez que estou a gravar com artistas de Espanha, Itália, Jugoslávia e Alemanha que é onde vivo agora, vai ser uma coleção de várias partes do mundo, mas como o projeto tem uma parte de vídeo muito grande e não só musica não te consigo especificar uma data muito precisa mas vou-te mantendo atento. Supostamente está previsto para o inicio deste inverno ou inicio de 2012

5 - O que sentes quando sabes que tens a tua musica a ser ouvida em várias partes do mundo?
-
Sinto-me a pessoa mais feliz do mundo, acho que não há ninguém mais feliz do que eu quando isso acontece. Primeiro porque fazer musica é um dos meus maiores sonhos e pensar que realmente consigo comunicar às pessoas de diferentes culturas e transmitir-lhes algum tipo de sentimento e alguma emoção, e uma mensagem no meio disso tudo, preenche-me fora de qualquer limite, quando isso acontece eu apenas penso "Mr Chimistry" hoje vais dormir feliz! Por isso muito obrigado, obrigado por esta oportunidade que me estás a dar!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Roquivários no Luso Vintage

Link da imagem O início da década de 80 ficou marcado pelo aparecimento de diversas bandas rock no panorama nacional. A causa foi o estrondoso sucesso do álbum de estreia de Rui Veloso “Ar de Rock” que abriu caminho para novas bandas emergirem. Umas singraram na cena musical, até aos dias de hoje, caso é dos Xutos & Pontapés, UHF ou GNR, enquanto outras ficaram pelo caminho, após algum sucesso inicial. Destas destacam-se os Roquivários que encontraram no tema “Cristina” o seu maior êxito junto do público.    Por Carmen Gonçalves A banda formou-se em 1981 no seguimento do “boom” da cena rock, sob o nome original de “Rock e Varius”. Esta designação pretendia reflectir as influências musicais que passavam por vários estilos, não se cingindo apenas ao rock puro e duro. A música pop, o reggae e o ska eram variantes fáceis de detectar no seu som, e que marcaram o disco de estreia , “Pronto a Curtir”, editado em 1981.   Apesar de a crítica ter sido dura com o trabalho

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para

Espaço "Rock em Portugal"

Carlos Barata é membro da Ronda dos Quatro Caminhos, uma banda de recriação da música tradicional portuguesa, que dispensa apresentações. Nos anos 70 do século XX foi vocalista dos KAMA- SUTRA, uma banda importantíssima, que, infelizmente, não deixou nada gravado. Concedeu-nos esta entrevista. Por Aristides Duarte  P: Como era a cena Rock portuguesa, nos anos 70, quando era vocalista dos Kama - Sutra e quais as bandas de Rock por onde passou?   R: Eu nasci em Tomar, terra que, por razões várias, sempre teve alguma vitalidade musical. Aí comecei com um grupo chamado “Os Inkas” que depois se transformou na “Filarmónica Fraude” com quem eu gravei a “Epopeia”, seu único LP. Quando posteriormente fui morar para Almada fui para um grupo chamado Ogiva, já com o Gino Guerreiro que foi depois meu companheiro nas três formações do Kama -Sutra. São estas as formações mais salientes a que pertenci embora pudesse acrescentar, para um retrato completo, outras formações de mais curt