Avançar para o conteúdo principal

Espaço Rock em Portugal



Recordando... Entes Queridos 

Por Aristides Duarte 


Os Entes Queridos formaram-se em 1985, no Porto.
Classificaram-se em segundo lugar no Festival Nacional da Nova Música Rock e foram considerados a banda revelação do ano e a esperança para 1986, por jornalistas da área musical.

Em 1986, com um novo vocalista, Lourenço Rocchi (ex-Culto da Ira, uma banda que participa com o tema “Testamento” no LP “Ao Vivo no Rock Rendez Vous, em 1984”), mudam de nome para Fado Colorado e concorrem ao 3.º Concurso de Música Moderna do Rock Rendez Vous. Para além de Rocchi, os elementos dos Fado Colorado eram Jorge Paxá (bateria), Hermínio Tavares (guitarra), Rogério Correia (baixo), Alfredo Allen (guitarra) e José Augusto (percussão).

Zé Augusto (voz), Hermínio Tavares (guitarra), Rogério Paulo (baixo) e Jorge Costa (bateria) retomam a designação Entes Queridos e, em 1987, gravam a cassete “Desta Vez Para Sempre…”, editada pela portuense K7 Xunga!, editora que também publicou cassetes dos guardenses Nihil Aut Morts (que cantavam os seus temas em latim) e dos Mata-Ratos.

Entre 1987 e 1988, Hermínio Tavares toca com os GNR, como músico convidado em estúdio e ao vivo, com quem grava o EP “Videomaria”.                                                                                                                   Depois de oito meses nos GNR  volta aos Entes Queridos .

Em 1990 os Entes Queridos gravam o teledisco “A Bela Aurora” para o programa de televisão “Pop Off”. O grupo é um dos finalistas do Concurso de Música Rock/Pepsi.
José Augusto Pereira (voz e teclas), Jorge Costa (bateria), João Alírio (baixo) e Hermínio Tavares (guitarra) gravam o álbum "Folhas Caídas", produzido pelo grupo e por Fernando Augusto Rocha, que é lançado pela editora MTM.      

 Ricardo Nunes (Af Gang) participa nos coros e Pedro Abrunhosa, que antes de ser muito famoso pertencia ao colectivo A Máquina do Som, toca contrabaixo no tema "Dentro do Jardim".                                                                           

   O baixista Alfredo Allen (dos Fado Colorado) fez parte dos Terra Mar com quem gravou o disco “Não Me Sigas Na Calçada” (editado pela MTM, em 1992).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para ...

Citizen Kane na Máquina do Tempo

Link da imagem Texto original: Miguel Ribeiro Locução: Irene Leite Adaptação e Edição: Irene Leite

Aqui D´el Rock no Luso Vintage

Play Hard, die young   Link da imagem  Chegaram. Reinvidicaram.Terminaram. Foi assim o percurso dos Aqui D`el Rock, curto mas intenso. O grupo , formado há 34 anos,  fez escola no punk e acabou a fazer história no Boom do rock português nos anos 80. Para recordar no Luso Vintage desta semana.  Por Gabriela Chagas              Aqui d´el Rock viveu rápido e bem. Assim o descreve um dos seus membros, Óscar, a voz. “Nunca houve a questão de fazer uma carreira, uma repetição, um enjoo”, reforça.             Em conversa com o Som à Letra, Óscar explica que este grupo, que nasceu em 1977, acabou por ser reclamado pelo Punk, ficando mais próximo do punk de raiz americana do que do punk arty de raíz inglesa.  Uma caracterização que afirma ter sido reforçada recentemente com um comentário que leu numa publicação inglesa.      O...