Avançar para o conteúdo principal

Espaço "Cine à Letra"



Filme,"Submarino"


Apesar das temperaturas quentes ainda se encontrarem pelo país, é oficial, o Verão acabou. Assim sendo, e com o Outono já a esfregar as mãos, aproximam-se aqueles dias em que mais vale estar em casa com um cacau quente a ver um bom filme ou então…numa sala de cinema com umas pipocas. Aguçando apetites…

Por Miguel Ribeiro

Logo a abrir neste mês temos o regresso do inesperado Rowan Atkinson, famosíssimo por Mr. Bean e também pela grande série Black Adder, em O Regresso deJohnny English, num papel caracterizado pelo seu registo de comédia física misturado com o look silly que tanto conhecemos; um filme que pode não justificar uma ida às salas, mas que se estiver à procura de algo leve, estará à altura dessas expectativas.

De regresso também temos o realizador Steven Soderbergh, com Contágio, um filme que trata do tema de um surto de vírus que muito depressa parece estar a acabar com a raça humana; um thriller que conta com um sem número de grandes actores , desde Matt Damon, Jude Law a Gwyneth Paltrow e Kate Winslet, entre outros. Num registo mais de acção e entretenimento puro temos dois filmes para escolher este mês: As Aventuras de Tintim, vindo das mãos de Steven Spielberg, um filme que parece conseguir capturar o espírito da BD original principalmente por ter sido realizado em animação; o outro filme é Os Três Mosqueteiros, película que conta com nomes como Orlando Bloom e Milla Jovovich e que aresenta (mais uma vez) a estória de Alexandre Dumas e de como um grupo elite de mosqueteiros protege o Rei de uma conspiração contra si; um filme de acção que no entanto não vêm com as melhores referências, pois por detrás da sua autoria temos Paul W.S.Anderson, famoso realizador por detrás da adaptação ao cinema dos videojogos Resident Evil, e que como todos sabemos, por si só sendo más adaptações, roçam o “razoávelzinho” , no que a Cinema toca, esperemos que desta vez a coisa corra melhor.

Passado em Espanha no século XVII, surge nos cinemas uma obra que conta com actores de várias nacionalidades, desde espanhola, francesa, belga a norte-americana mas principalmente com Vincent Cassel (Irreversível) e Sérgi López (Labirinto de Fauno), O Monge conta a história do irmão Ambrósio, um pregador admirado pelos seus pares, mas que com a chegada de um novato vê a estrada para o pecado cada vez mais perto e as suas crenças a abalarem, um filme que tem tudo para ser bom e que parece merecer a nossa atenção. 


De França, menção para dois filmes: Pater, de Alain Cavalier, que conta com ele mesmo e Vincent Lindon, e com uma estória engraçada, onde vemos dois amigos, que gostam de se divertir e de sonhar que filmes é que poderiam fazer; ocasionalmente ligam a câmara de filmar e vestem-se como homens de poder, apenas para verem que tipo de confusão conseguem criar com histórias falsas; um drama com uma premissa interessante; a outra obra a reparar é Românticos Anónimos, uma comédia romântica em que duas pessoas apaixonadas pelo mesmo (chocolate) se começam a conhecer, mas onde a timidez é demasiada, tanta que ameaça a paixão entre os mesmos.

Do Reino Unido surge um dos filmes que mais tem sido bem recebido nestes últimos tempos: Submarino, a estreia do realizador (e neste caso também argumentista) Richard Ayoade, onde conhecemos o protagonista Oliver Tate de 15 anos, que tem dois objectivos: perder a virgindade e fazer com que os seus pais se mantenham juntos, vejam o trailer e não percam esta obra nos cinemas.

Para acabar, (e embora hajam mais obras a que se deviam fazer referência) dois filmes portugueses: Sangue do meu Sangue que conta com actores como Nuno Lopes, Rita Blanco e Beatriz Batarda, um drama de João Canijo onde várias tragédias ameaçam a destruição de uma família; e O Barão , de Edgar Pêra, uma obra que revive a história de um vampiro interpretado por Nuno Melo, que assombra os habitantes de uma região mas que também padece de ser alguém com um lado mais humano e sentimental, um filme misterioso com uma personagem também cheia de segredos, vale a pena estar atento a esta obra nacional que já tem várias referências em festivais internacionais.

Menção também a alguns filmes aos quais deixamos os links de trailers: Appolo 18 (ficção científica, terror) Offside (comédia iraniana) The Good Heart (drama) e Don’t be Afraid of the Dark(terror).

Um resto de um bom mês a todos os cinéfilos e bons filmes!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Roquivários no Luso Vintage

Link da imagem O início da década de 80 ficou marcado pelo aparecimento de diversas bandas rock no panorama nacional. A causa foi o estrondoso sucesso do álbum de estreia de Rui Veloso “Ar de Rock” que abriu caminho para novas bandas emergirem. Umas singraram na cena musical, até aos dias de hoje, caso é dos Xutos & Pontapés, UHF ou GNR, enquanto outras ficaram pelo caminho, após algum sucesso inicial. Destas destacam-se os Roquivários que encontraram no tema “Cristina” o seu maior êxito junto do público.    Por Carmen Gonçalves A banda formou-se em 1981 no seguimento do “boom” da cena rock, sob o nome original de “Rock e Varius”. Esta designação pretendia reflectir as influências musicais que passavam por vários estilos, não se cingindo apenas ao rock puro e duro. A música pop, o reggae e o ska eram variantes fáceis de detectar no seu som, e que marcaram o disco de estreia , “Pronto a Curtir”, editado em 1981.   Apesar de a crítica ter sido dura com o trabalho

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para

REM no vídeo do mês

 Link da imagem Decorria o ano de 1985 quando pela primeira vez se ouviu o tema “Bad Day” num concerto dos REM em Nova Iorque. Contudo , só 18 anos mais tarde foi editado, tendo surgido na compilação de 2003, “In Time: The Best of REM 1988-2003”. Ainda que originalmente produzida em meados da década de 80, esta música manteve-se actual, tanto no som, como na letra crítica à sociedade americana. Por Carmen Gonçalves Originalmente dominado de “PSA”, uma abreviatura para “Public Service Announcement”, este tema surgiu como uma crítica às políticas do presidente dos Estados Unidos, Ronald Regan. Embora não tenha sido editado, foi o mote para o lançamento em 1987 de “ It's the End of the World as We Know It (And I Feel Fine) ”, um tema com uma cadência similar, que teve um estrondoso sucesso. A parecença dos dois temas não se centra só na letra cáustica de crítica à sociedade americana. Ao escutarmos o ritmo e a sonoridade de ambas, não se pode deixar de verificar as