Avançar para o conteúdo principal

Espaço "The Indies"


The Vaccines - Brixton Academy, Londres (8 de Dezembro de 2011)

Qualquer apreciador de música que se preze deve, pelo menos uma vez na vida, ir a Londres. Esta recomendação faz tanto sentido na medida em que a capital britânica, como nenhuma outra cidade, é um autêntico viveiro no que à música indie diz respeito. Quem lá for pela primeira vez não será difícil deixar-se conquistar, na certeza porém que quererá voltar. Não sendo a minha estreia, seguramente não terá sido a última visita, assim o espero. Londres é irresistível e eu cada vez gosto mais dela.

Por Bruno Vieira

O concerto dos The Vaccines só foi decidido enquanto folheava um jornal que encontrei perdido no “tube” e que anunciava as datas de 7 e 8 de Dezembro. Em matéria de concertos não há cidade como Londres. Desde a mais pequena sala ao grande estádio, tão vasta e diversificada é a oferta que a escolha se torna difícil. Com a primeira data já esgotada, fiquei-me pela segunda que penso ter igualmente esgostado a avaliar pela presença de público no recinto. Bem maior do que eu tinha imaginado, a Brixton Academy é um espaço com lotação para quase 5.000 pessoas.

A falta de comparência ao concerto da banda liderada por Justin Young na última edição do festival SBSR ainda me estava atravessada (encontrar lugar próximo do palco para não perder The Strokes, foi o motivo) e poder ver um dos nomes mais acarinhados da cena indie actual, na sua própria cidade, era uma oportunidade imperdível. Nem o preço do bilhete podia considerar-se exagerado, 17,50 libras (cerca de 20 €).

Qualquer concerto cuja banda tenha apenas editado um álbum, não durará muito mais do que uma hora, justificando os habituais “músicos convidados”, daí que os The Vaccines se fizessem acompanhar de outros dois nomes a ter em conta, Summer Camp e Surfer Blood. Antes destes e para criar ambiente ouvia-se, entre outras músicas, “Teenage Kicks” de The Undertones, hino indie de outros tempos que animou e muito o público presente , maioritariamente jovem. Até parecia que não tinham passado trinta anos, dada a semelhança de sonoridades.

De promessa da recta final de 2010 com “Wreckin`Bar (Ra Ra Ra)”, os The Vaccines passaram a certeza volvido um ano. De facto 2011 não podia ter corrido melhor para a banda do oeste de Londres. Em poucos nomes se podem gabar de lançar álbuns tipo “best of”. De facto “What Did You Expect from the Vaccines?” foi um tiro certeiro, para não dizer vários mesmo, daquelas estreias que não acontecem sempre, nem por acaso. E foi sem perder tempo que Justin Young e companhia subiram ao palco com um V desenhado no chão, para servirem pérolas como “Blow It Up”, a já referida “Wreckin` Bar (Ra Ra Ra)”,  “A Lack Of Understanding”,  “Wetsuit”,  “Post Break-Up Sex”,  “All In White”, “If You Wanna”, terminando em beleza com “Norgaard”, entre outras. Pelo meio foram apresentadas algumas músicas novas como “Tiger Blood”,  “No Hope” e “Awkward”, todas elas bem recebidas e bons indicadores para o próximo álbum. Os The Vaccines souberam construir uma fórmula de sucesso, cujos temas vão ao encontro dos jovens de hoje em dia, falando a sua linguagem. A mensagem directa aliada à música enérgica, descomprometida e rebelde tem conquistado também algum público vintage que gosta de estar a par dos novos nomes da cena indie, sobretudo saudosistas do post-punk e new wave. Em palco os The Vaccines transmitem uma confiança pouco habitual para uma banda que só muito recentemente ascedeu ao estrelado (formaram-se no início de 2010).

Em termos musicais, a sonoridade dos The Vaccines tem sido comparada a Ramones ou The Buzzcocks, claras influências punk e new wave de finais de 70. Mais recentemente podemos considerar os The Strokes como uma das principais referências da sua música, ou não tivesse a banda de Casablancas definido a tendência revivalista post-punk que marcou (e continua a marcar) os anos 2000, contexto no qual os The Vaccines se enquadram. Daí que faça todo o sentido Albert Hammond Jr. (guitarrista dos The Strokes) ser o produtor do seu próximo álbum, mais-valia que certamente irão aproveitar pelos motivos já referidos. Espera-se por isso  um regresso em plena força, com um digno sucessor à altura do álbum de estreia. Como se costuma dizer em equipa vencedora não se mexe e apesar dos The Vaccines poderem evoluir a sua sonoridade futuramente, penso que poucos o queiram para já. Repetir a fórmula não tem necessariamente de ser sinónimo de falta de originaliddae, desde que se saiba como e com quem fazer, neste aspecto a banda londrina parece estar bem servida. Resta-nos agora esperar pelo seu novo trabalho.

Comentários

  1. Excelente artigo que aguçou ainda mais a minha curiosidade em relação a Londres! Keep doin' your good work... :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Roquivários no Luso Vintage

Link da imagem O início da década de 80 ficou marcado pelo aparecimento de diversas bandas rock no panorama nacional. A causa foi o estrondoso sucesso do álbum de estreia de Rui Veloso “Ar de Rock” que abriu caminho para novas bandas emergirem. Umas singraram na cena musical, até aos dias de hoje, caso é dos Xutos & Pontapés, UHF ou GNR, enquanto outras ficaram pelo caminho, após algum sucesso inicial. Destas destacam-se os Roquivários que encontraram no tema “Cristina” o seu maior êxito junto do público.    Por Carmen Gonçalves A banda formou-se em 1981 no seguimento do “boom” da cena rock, sob o nome original de “Rock e Varius”. Esta designação pretendia reflectir as influências musicais que passavam por vários estilos, não se cingindo apenas ao rock puro e duro. A música pop, o reggae e o ska eram variantes fáceis de detectar no seu som, e que marcaram o disco de estreia , “Pronto a Curtir”, editado em 1981.   Apesar de a crítica ter sido dura com o trabalho

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para

REM no vídeo do mês

 Link da imagem Decorria o ano de 1985 quando pela primeira vez se ouviu o tema “Bad Day” num concerto dos REM em Nova Iorque. Contudo , só 18 anos mais tarde foi editado, tendo surgido na compilação de 2003, “In Time: The Best of REM 1988-2003”. Ainda que originalmente produzida em meados da década de 80, esta música manteve-se actual, tanto no som, como na letra crítica à sociedade americana. Por Carmen Gonçalves Originalmente dominado de “PSA”, uma abreviatura para “Public Service Announcement”, este tema surgiu como uma crítica às políticas do presidente dos Estados Unidos, Ronald Regan. Embora não tenha sido editado, foi o mote para o lançamento em 1987 de “ It's the End of the World as We Know It (And I Feel Fine) ”, um tema com uma cadência similar, que teve um estrondoso sucesso. A parecença dos dois temas não se centra só na letra cáustica de crítica à sociedade americana. Ao escutarmos o ritmo e a sonoridade de ambas, não se pode deixar de verificar as