Avançar para o conteúdo principal

À conversa com...

Kevin Kummins





Capturou muitos dos melhores momentos da música pop contemporânea. Falamos sobre , ícones, futebol, de Morrissey a Bowie, passando pela arte, pelas drogas e, acima de tudo sobre trabalho.Kevin Cummins aceitou o desafio e partilhou memórias. Confira. 


Por Luis Graça 






Escolhi esta imagam (capa do 40º aniversário do NME) com o Morrissey,  visto ser ele uma das figuras mais influentes da música pop do nosso tempo – minha opinião. Se tivesses que escolher ou elaborar um top 5 das pessoas contemporâneas que consideras melhor se “encaixarem” na tua objectiva quem seriam eles?

Morrissey, Bowie, Courtney Love, Liam Gallagher, Ian Curtis.

Qual foi o artista que mais gostaste de fotografar e já agora o pior?

As melhores pessoas para fotografar são aquelas que conheçem bem a sua imagem e como ficam nas fotos. Dito isto, é um desafio tirar uma foto a quem é francamente tímido. As piores pessoas para fotografar são aquelas que já o foram centenas de vezes. Apenas te dão a sua “imagem fotográfica”. Não te deixam penetrar no seu Mundo.

Com esta conversa pretendo igualmente que os leitores compreendam exactamente o que é a função de chefe de fotografia numa publicação de renome Mundial como o New Musical Express na qual ocupaste esse posto. Como é o dia a dia nessas funções?

“Erva como pequeno almoço, Jack Daniels e coca para o lanche e cocaína ao jantar….!

Acredito que cada capa de um disco tem uma história. Podes escolher dois dos teus trabalhos favoritos e explicar-nos o que esteve na base de cada um desses momentos particulares no tempo?

Esta fotografia é de uma paisagem urbana. A banda é acidental – apesar de crucial – para a composição final. Estou interessado na forma como a fotografia te pode contar uma história. Esta frieza, um tanto ou quanto depressiva, melancólica, explica a essência da música dos Joy Division muito melhor do que 1000 palavras. 


MORRISSEY: Outra paisagem urbana mas com um objectivo mais preciso. Reflete a qualidade que na altura eu sentia que as letras de Morrissey tinham.


Será este nosso Mundo actual digno de se lhe tirar uma foto? Esta claro, é uma pergunta social. Estás por favor à vontade no sentido de responderes da forma que queiras. Problemas sociais, crise global, política, etc ( e tanto aí no Reino Unido como aqui em Portugal actualmente temos tantos casos políticos para discutir…).

É cada vez mais difícil tirar fotos no Reino Unido. Temos câmaras de vigilância por todo o lado. Temos uma força policial demasiado agressiva. Por outro lado, a população Mundial pensa estar tão ciente do fenómeno media que assume por exemplo que um fotógrafo ganha milhões de euros pelos seus trabalhos . Assim sendo, raramente nos deixam tirar-lhes uma foto – pedindo-nos compensação financeira para tal. Frequentemente nas minhas deslocações tiro fotos para capturar momentos com pessoas desconhecidas e é cada vez mais difícil tirar-lhes fotografias naturais.
Que se passa convosco ? Deixem-me tirar-vos uma FOTO!!

Manchester é provavelmente uma das cidades no mundo onde existem mais bandas de qualidade por metro quadrado.
Quais são as maiores diferenças entre as bandas dos anos 80 e as actuais?

A Manchester dos anos 80 tinha muitos bairros da Câmara e tinha igualmente dormitórios destinadas a estudantes. As rendas baixas e as rendas subsidiadas permitiam à malta nova passar o seu tempo livre a fumar “erva” e a tocar música. Alguns derivaram para outras formas de expressão artística onde não era necessário ganhar muito dinheiro para sobreviver. Hoje em dia, tudo isso desapareceu. Se és jovem e queres ser músico, precisas do teu dinheiro no início. O som da classe operária no Reino Unido é hoje muito pouco audível.

Dou-te um nome oriundo de Manchester e tu fazes o teu comentário:
a) Ian Brown: One Love
b) Morrissey: I Wanna be Adored
c) Oasis: Good Times
d) Ian Curtis: Where Angels Play
e) Kevin Cummins: Don’t Stop
f) Vini Reilly: Your Star Will Shine

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Roquivários no Luso Vintage

Link da imagem O início da década de 80 ficou marcado pelo aparecimento de diversas bandas rock no panorama nacional. A causa foi o estrondoso sucesso do álbum de estreia de Rui Veloso “Ar de Rock” que abriu caminho para novas bandas emergirem. Umas singraram na cena musical, até aos dias de hoje, caso é dos Xutos & Pontapés, UHF ou GNR, enquanto outras ficaram pelo caminho, após algum sucesso inicial. Destas destacam-se os Roquivários que encontraram no tema “Cristina” o seu maior êxito junto do público.    Por Carmen Gonçalves A banda formou-se em 1981 no seguimento do “boom” da cena rock, sob o nome original de “Rock e Varius”. Esta designação pretendia reflectir as influências musicais que passavam por vários estilos, não se cingindo apenas ao rock puro e duro. A música pop, o reggae e o ska eram variantes fáceis de detectar no seu som, e que marcaram o disco de estreia , “Pronto a Curtir”, editado em 1981.   Apesar de a crítica ter sido dura com o trabalho

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para

Espaço "Rock em Portugal"

Carlos Barata é membro da Ronda dos Quatro Caminhos, uma banda de recriação da música tradicional portuguesa, que dispensa apresentações. Nos anos 70 do século XX foi vocalista dos KAMA- SUTRA, uma banda importantíssima, que, infelizmente, não deixou nada gravado. Concedeu-nos esta entrevista. Por Aristides Duarte  P: Como era a cena Rock portuguesa, nos anos 70, quando era vocalista dos Kama - Sutra e quais as bandas de Rock por onde passou?   R: Eu nasci em Tomar, terra que, por razões várias, sempre teve alguma vitalidade musical. Aí comecei com um grupo chamado “Os Inkas” que depois se transformou na “Filarmónica Fraude” com quem eu gravei a “Epopeia”, seu único LP. Quando posteriormente fui morar para Almada fui para um grupo chamado Ogiva, já com o Gino Guerreiro que foi depois meu companheiro nas três formações do Kama -Sutra. São estas as formações mais salientes a que pertenci embora pudesse acrescentar, para um retrato completo, outras formações de mais curt