Avançar para o conteúdo principal

Stone Roses em Modo Rock







Os Stone Roses são um banda britânica de rock alternativo, da cidade de Manchester, formada em 1983. Um dos primeiros grupos a surgir no chamado “movimento de Manchester” . Apesar de ter passado por algumas mudanças, o alinhamento que mais resultou e que foi considerado o principal foi este: Ian Brown como vocalista, John Squire como guitarrista, Gary “Mani Mounfield” no baixo e Alan “Reni” Wren, na bateria. 

Por Júlia Rocha 


Brown e Squire conheciam-se da escola e em comum tinham uma admiração pelos Clash. Mais tarde foram recrutando os restantes membros. O nome Stone Roses foi proposto por John Squire, que o escolheu pela combinação de dois nomes fortes, mas bastante distintivos. 

O seu álbum de estreia “The Stone Roses”, foi lançado em 1983, álbum este que foi um grande sucesso e fez representar este movimento do rock alternativo que emergia na música britânica. Continha o grande sucesso “Waterfall” e “She Bangs the Drums”.


 Foi nesta altura que os Stone Roses apostaram em mudar de editora e tiveram alguns problemas com a sua editora mãe, que não sabia que eles tinham desistido do contracto. Uma batalha legal que só terminou em 1991. Lançaram o segundo álbum em 1994, denominado “Second Coming”. A partir deste álbum, as mudanças começaram a surgir e o baterista Reni sai da banda, seguido do guitarrista John Squirre. A saída de Reni não teve grande justificação, algo que perturbou a banda de certo modo. Esta separação musical levou então à saída de Squire. A banda acabaria por se desintegrar. 

 Já tinham circulado alguns rumores acerca de uma reunião até que foi anunciado em Outubro que a banda se vai reunir em 2012 para uma tour mundial, a começar com três espectáculos na sua cidade natal de Manchester. Os Stone Roses anunciaram também que planeiam editar um terceiro álbum e um documentário acerca da banda.

Para recordar, um dos maiores sucessos do grupo:



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Citizen Kane na Máquina do Tempo

Link da imagem Texto original: Miguel Ribeiro Locução: Irene Leite Adaptação e Edição: Irene Leite

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para ...