Se lhe falar em Tv On the Radio, aposto que começa logo a sentir uma energia sinceramente electrizante e duradoura. À mistura sente as batidas do rock e os riffs de guitarra. Já entrou na onda? Então relaxe porque vou contar-lhe uma história. E os Tv On the Radio fazem parte dela.
Por Ana Luísa Silva
Se a sua onda passa por misturas post-punk, com sons electrónicos e outros elementos atmosféricos com uma boa "rockalhada" à mistura então acredite que os Tv On the Radio são o ideal para si. O vocalista Tunde Adebimpe e o multi instrumentalista e produtor David Andrew Sitek nasceram um para o outro. Ambos visionários e músicos, os Tv On the Radio só fazem sentido com eles incluídos. Mas se acha que os dois têm background académico em música enganou-se redondamente. Estão ligados à arte sim, mas à sétima arte. Adebimpe estudou animação stop-motion em Nova Iorque tendo participado, juntamente com Sitek, na produção do vídeo “Pin” dos também eles únicos Yeah Yeah Yeahs.
Mas antes de todas estas maravilhas acontecerem, o duo não se conhecia. E esse encontro aconteceu quando Sitek mudou -se para o edifício onde Adebimpe tinha um apartamento. Cada um deles gravava música individualmente até que se aperceberam que, se juntassem os trapinhos, as coisas iriam dar certo. Foi assim que Jason, o irmão de Sitek, começou a tocar bateria e outros instrumentos com o duo durante as gravações, o que resultou num cd com 24 faixas.
Jason Sitek abandonou a banda, mas por muito pouco tempo, e voltou para gravarem o EP “Young Liars” em 2003, que contou igualmente com a participação dos elementos dos Yeah Yeah Yeahs Brian Chase e Nick Zinner.
Após o EP estar completo, os TV on the Radio recrutaram Kyp Malone para ser vocalista e guitarrista e, em 2004, lançam “Desperate Youth, Blood Thirsty Babes”, que devido ao enorme sucesso, manteve a banda ocupada o resto do ano, obrigando-os a embarcar em digressões com os The Faint e os The Pixies. Nesse Outono, os TV lançaram o EP New Health Rock e alcançaram o Shortlist Prize.
A banda lança em 2008 “Dear Science” e opta por uma pausa na comunhão. Sitek forma um projecto pop com Maximum Ballon e lançam em 2010 um EP. No início deste ano e após este acontecimento, a banda volta à carga com o quinto álbum, “Nine Types of Light”.
Mas nem tudo são boas notícias. Esta quarta-feira faleceu o baixista do grupo, Gerard Smith, aos 34 anos. Segundo o site Iol Música, o músico travava uma luta contra um cancro nos pulmões e estava a receber tratamento desde Março, altura em que o grupo anunciou que Smith não participaria na digressão de apresentação ao novo álbum, «Nine Types of Light».
Depois de anunciada esta perda , o grupo cancelou os cinco concertos agendados para os próximos dias nos EUA. A 9 de Julho os TV on The Radio têm encontro marcado por cá, no Optimus Alive!11 , em Algés.
Comentários
Enviar um comentário