Decorria o ano de 1985 quando pela primeira vez se ouviu o tema “Bad Day” num concerto dos REM em Nova Iorque. Contudo , só 18 anos mais tarde foi editado, tendo surgido na compilação de 2003, “In Time: The Best of REM 1988-2003”. Ainda que originalmente produzida em meados da década de 80, esta música manteve-se actual, tanto no som, como na letra crítica à sociedade americana.
Por Carmen Gonçalves
Originalmente dominado de “PSA”, uma abreviatura para “Public Service Announcement”, este tema surgiu como uma crítica às políticas do presidente dos Estados Unidos, Ronald Regan. Embora não tenha sido editado, foi o mote para o lançamento em 1987 de “It's the End of the World as We Know It (And I Feel Fine)”, um tema com uma cadência similar, que teve um estrondoso sucesso.
A parecença dos dois temas não se centra só na letra cáustica de crítica à sociedade americana. Ao escutarmos o ritmo e a sonoridade de ambas, não se pode deixar de verificar as semelhanças musicais no refrão.
Em 2003, Michael Stipe decidiu então lançar o tema, atribuindo-lhe um novo nome, e alterando ligeiramente algumas partes da letra. Esta nova versão manteve o seu registo de crítica política, desta feita às medidas tomadas pelo governo de George W. Bush.
O vídeo deste tema foi realizado por Tim Hope e gravado em Vancouver, tendo Michael Stipe como figura central. O vocalista dos REM surge como jornalista de um programa de notícias que vai interagindo com pivots, apresentando histórias bizarras.
REM 'Bad Day' from Passion Pictures on Vimeo.
REM 'Bad Day' from Passion Pictures on Vimeo.
Comentários
Enviar um comentário