No Modo Classic Rock desta semana viajamos até aos anos 80 para ir de encontro ao polémico caso da aluna que se apaixona pelo seu professor… Só mesmo a polícia para narrá-lo em “Don’t Stand So Close To Me”…
Por Maria Coutinho
Originalmente publicado a 24 de Novembro de 2010
Originalmente publicado a 24 de Novembro de 2010
Escrito e composto pelo ex-professor Sting (que não se tem cansado de desmentir que a letra seja um registo auto-biográfico) o tema gerou polémica, já que nem todos entenderam que é a adolescente que assedia o professor, e não o contrário.
Talvez a referência a “Nikita”, o clássico da literatura do russo-americano Vladimir Nabokov, tenha contribuído para esta confusão. O livro trata da história da relação - demasiado intima - de um homem de meia-idade com uma rapariga adolescente…
Na verdade o refrão “don’t stand so close to me” - que podemos traduzir livremente por “afasta-te de mim!” - é um sofrido grito de socorro, cantado pelo professor assediado, aflito com a sua própria mistura de sentimentos de tentação, culpa e bom senso, personagem que no videoclip é intepretada pelo próprio Sting.
O tema foi editado no LP Zenyatta Mondatta em 1980, e foi o single que mais facturou nesse ano no Reino Unido, com 900.000 cópias vendidas. Além disso, ganhou um Grammy em 1981, e foi também a porta de entrada para a fama da banda nos E.U.A. onde, pela primeira vez, o trio inglês entrou no top 10 das tabelas da Billboard.
Houve, no entanto, uma outra polémica que se relacionou com este tema. Um Tribunal considerou que a participação de Sting na música “Money For Nothing” dos Dire Straits, teria ido além da voz, e que o vocalista dos The Police teria créditos na composição. O fundamento usado era o de que a frase “I want my MTV” seguia a mesma linha melódica de “don’t stand so close to me”.
A mim não me parece assim tão idêntico, embora reconheça semelhanças. Facto é que o nome de Sting passou a constar, como co-autor, na ficha técnica da música, ao lado do de Mark Knopfler. Um desafio: oiça, confira, compare, discuta…connosco.
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