São do Porto, apresentam densidade lírica e prometem que vieram para ficar. Nós ficamos convencidos e esperamos por mais desenvolvimentos, pois já começa a ser desenhado sucessor ao registo de estreia (2010) , "Sinto Falta de Acordar". Freud & Eu no Inovaluso.
Por Irene Leite
1-Porquê o nome Freud & Eu? Estará relacionado com a densidade psicológica presente nos vossos temas?
Sim, o nome Freud&Eu surge mediante um conceito estético e lírico que foi definido na sua génese e que está relacionado com a pesquisa da psique, a análise ao consciente e subconsciente na qual todos nós reflectimos de quando em vez. No fundo o nome surge de uma hipotética conversa entre Freud e qualquer um de nós.
2-Como e quando surgiu o projecto?
O projecto é subsequente a outro projecto com a mesma formação. Houve uma real necessidade de começar de novo visto que o som da banda já não poderia ser o mesmo se as ideias e visões dos seus elementos já não eram as mesmas. E assim formou-se esta & companhia centrada num som mais denso e turvo, com maior risco na palavra.
3-Há alguma temática predilecta para os Freud&Eu?
No fundo tudo o que sejam temas que questionem a nossa condição humana, o nosso intento, a nossa fórmula de pensar, agir, desafiar. No entanto tanto podemos falar em demência e isolamento ("Setenta e tal segundos de lucidez") como falamos de uma voz que surge no mundo como a derradeira esperança de reforma e revitalização humana ("A voz").
As nossas principais influências são muito distintas entre membros mas encontram-se num quadro comum. Vão desde King Crimson a Radiohead, Faith No More, Sigur Rós, Jafumega, etc.
Tem sido gradual, não foi uma explosão mediática imediata, nem era isso que queríamos desde o início. Causamos sempre grande impressão nos públicos para os quais tocamos e temos a distinta noção que é um projecto de longa duração e não uma banda fugaz e pré datada.
Neste momento estamos em estúdio a gravar aquilo que será um novo EP de Freud&Eu, na senda de um próximo álbum, e é uma altura muito criativa onde o som de Freud&Eu parece estar já cristalizado e pronto a ser colhido.
Boas!
ResponderEliminarTêm algum contacto da banda? Não consigo encontrar nada recente...