Avançar para o conteúdo principal

Descoberta carta de Bethoven






Foi descoberta uma carta escrita por Bethoven na Alemanha. Nesse documento o compositor pede ao harpista Franz Anton Stockhausen para o ajudar a encontrar um comprador para a partitura “Missa Solemnis”, entre queixas sobre a sua doença e falta de dinheiro. A carta está avaliada em mais de cem mil euros.

A carta, segundo a RTP, foi descoberta entre a coleção deixada em testamento por Renate Wirth, descendente do destinatário da missiva, ao Instituto Brahms, Alemanha.

Na carta de seis páginas, que tem a assinatura do compositor e selo original, Beethoven pede ajuda ao  harpista e compositor Franz Anton Stockhausen  para vender a partitura "Missa Solemnis", que concluiu em 1823.

No documento Bethoven apresentava uma caligrafia pouco clara, marcada por correcções, referindo que o "baixo salário e a doença [ocular] exigem mais esforços para conseguir fazer fortuna”.

O documento, exposto no Instituto Brahms a partir da próxima semana, está avaliado em mais de cem mil euros.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para ...

Citizen Kane na Máquina do Tempo

Link da imagem Texto original: Miguel Ribeiro Locução: Irene Leite Adaptação e Edição: Irene Leite