Avançar para o conteúdo principal

Editorial Janeiro/Fevereiro




The Rolling Stones


Link da imagem


Ano Novo, Casa Nova!




Por Irene Leite 


“I can´t get no satisfaction”. São eles e nós. Bem-vindos a 2012! Mas qual fim do mundo, qual quê?! Nova etapa sim, banhada a efemérides que têm de ser recordadas, juntamente com as mudanças e surpresas que se avizinham.Éverdade. Em Fevereiro o Som à Letra tem nova casa (somaletra.com) e a orientação editorial do ciberjornal passa a ser bimestral. 

Mas vamos às datas. Primeiro, um número bem redondo (e de peso) para Mick Jagger e companhia. 50 anos, (50 anos!!) de banda, de músicos na estrada, e de malha atrás de malha (Angie, Satisfaction, Anybody seen my baby, she´s so cold, entre tantas, tantas outras). 


Outra efeméride que inaugura 2012 é o aniversário do senhor camaleão. Mr. Bowie completa 65 anos. Ainda continuo à espera de uma última digressão, apesar dos ecos de reforma. Altura propícia para viajar em alguns vídeos do senhor e também pelo filme labyrint, repleto de magia (e com banda sonora a condizer; também lá vamos). 

Destaque também para o regresso de Leonard Cohen aos discos. Hallelujah, literalmente.
Viajamos também em modo baú sonoro pelos álbuns Avalon dos Roxy Music, Separations, dos Pulp, e ainda Ziggy Stardust, de David Bowie.

Ainda faltam uns bons meses para o Verão mas já começam a surgir novidades para o Optimus Alive (e que novidades): Florence + The Machine, Radiohead, Justice ou os  Stone Roses já abrem de imediato os apetites. Já para não falar no Vodafone Mexefest e Optimus Primavera sound, ambos na invicta. Promete. 


Aguarda-se também com muita expectativa as confirmações para o Festival Paredes de Coura, este ano patrocinado pela EDP, e a comemorar 20 anos de existência. Curiosa com os nomes. Franz Ferdinand? Fé. 


Estamos também atentos aos mais recentes lançamentos musicais para 2012 (sim, Tindersticks estão na lista).


Lema do mês: "O impossível, em geral, é o que não se tentou.”(Jim Goodwin )

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para ...

Citizen Kane na Máquina do Tempo

Link da imagem Texto original: Miguel Ribeiro Locução: Irene Leite Adaptação e Edição: Irene Leite

Aqui D´el Rock no Luso Vintage

Play Hard, die young   Link da imagem  Chegaram. Reinvidicaram.Terminaram. Foi assim o percurso dos Aqui D`el Rock, curto mas intenso. O grupo , formado há 34 anos,  fez escola no punk e acabou a fazer história no Boom do rock português nos anos 80. Para recordar no Luso Vintage desta semana.  Por Gabriela Chagas              Aqui d´el Rock viveu rápido e bem. Assim o descreve um dos seus membros, Óscar, a voz. “Nunca houve a questão de fazer uma carreira, uma repetição, um enjoo”, reforça.             Em conversa com o Som à Letra, Óscar explica que este grupo, que nasceu em 1977, acabou por ser reclamado pelo Punk, ficando mais próximo do punk de raiz americana do que do punk arty de raíz inglesa.  Uma caracterização que afirma ter sido reforçada recentemente com um comentário que leu numa publicação inglesa.      O...