Link da imagem
Rui Carvalho é Filho da Mãe, filho de uma tradição musical portuguesa, na qual a guitarra clássica detém o papel principal. O projecto a solo do guitarrista de If Lucy Fell fez parte integrante da compilação Novos Talentos Fnac. E o seu talento foi reconhecido com o lançamento do seu primeiro álbum,“Palácio”, no passado mês de Junho. Para conhecer melhor no Inovaluso desta semana.
Por Carmen Gonçalves
Nasceu nos Açores e foi o sonho de ser jogador de futebol que o trouxe para Lisboa, mas rapidamente a música se impôs, e em jeito de brincadeira, aprendeu a tocar guitarra com o pai e amigos.
Sem formação musical, fez da guitarra o seu instrumento de eleição e foi através de desta que passou pelas bandas If Lucy Fell e I Had Plans. Mas é a solo, em Filho da Mãe, que a sua paixão ganhou vida. Trocou a guitarra eléctrica pelos sons acústicos, e apenas com este instrumento criou canções que contam histórias, e com estas histórias construiu o seu “Palácio”.
Neste álbum, de cariz instrumental, encontram-se as várias influências de Rui Carvalho, mas é sem dúvida a sonoridade da guitarra portuguesa a mais marcante, conferindo a este projecto uma vertente mais tradicional e melancólica, a fazer lembrar Carlos Paredes. Mas o som de Filho da Mãe não se reveste apenas de Portugalidade. Ao ouvirmos o álbum conseguimos encontrar aqui e ali influências de ritmos mais latinos, ou até mesmo de música country.
Filho da Mãe é um nome a recordar, e para quem ouve torna-se impossível de esquecer. O futuro mantém-se em aberto, mas a julgar pelo disco de estreia, Rui Carvalho já conquistou o seu lugar como um dos novos guitarristas nacionais.
Comentários
Enviar um comentário