Pioneiros da música rock’n roll em Inglaterra, The Shadows, liderados pelo vocalista Cliff Richard, dominaram a cena musical britânica entre os anos de 1958 e 1962. O formato para o sucesso era simples: uma banda de quatro elementos tendo por base quatro instrumentos musicais (guitarra principal, guitarra de ritmo, baixo e bateria). Para recordar, em modo classic rock.
Por Carmen Gonçalves
Em Julho de 1960 o grupo The Shadows lançou um tema que viria a ter um estrondoso sucesso. Escrito por Jerry Lordan, “Apache” liderou o top britânico por 5 semanas consecutivas, tendo conquistado tops internacionais. Em pouco menos de três minutos, esta faixa instrumental arrebatou a opinião pública, e 45 anos mais tarde foi considerada uma das melhores músicas de guitarra de sempre, segundo a revista “Q”.
Hoje em dia “Apache” é talvez o tema mais conhecido do grupo britânico. O timbre das guitarras a fazer lembrar velhos “westerns”, com variações de ritmo influenciadas por sons havaianos, originaram um sample musical conhecido em todo o mundo. Mais tarde várias bandas com diferentes estilos musicais utilizaram este sample nos seus temas, como é o caso de Fatboy Slim, M.I.A. e a banda de Drum’n Bass, Incredible Bongo Band, que editaram a sua versão em 1973.
Quando Jerry Lordan escreveu este tema, talvez não imaginasse quão longe iria chegar. É uma das músicas instrumentais do século XX mais famosas, contendo trechos e samples apetecíveis de modelar e adaptar a ritmos modernos. Transformou-se ao longo dos anos e continua a conquistar a criatividade de novos artistas.
Comentários
Enviar um comentário