Avançar para o conteúdo principal

Editorial Agosto





Link da imagem 




Por Irene Leite 


Amy Whinehouse
1983-2011

A história da música nem sempre apresenta histórias com final feliz, sobretudo quando o número 27 integra a vida dos protagonistas. Foi o que aconteceu com Jim Morrison, Jimi Hendrix, Janis Joplin e agora ... Amy Whinehouse. 

As drogas e o álcool sempre foram um grande problema para a voz de "Rehab" , valendo-lhe prestações ao vivo para esquecer (a noite no Rock in Rio Lisboa , de 2008, por exemplo) e cancelamento de concertos (como a actuação no Sudoeste deste ano). Numa fase em que novos trabalhos se avizinhavam a morte leva a jovem de forma inesperada. Os temas garantem a imortalidade de Amy Whinehouse , e nós recordamos. 

Agosto também é mês de agitação festivaleira: Sudoeste e Paredes de Coura. E nomes bem sonantes para abrir apetites : The National, Interpol, Zola Jesus,  Pulp (no vídeo do mês), Two Door Cinema Club , Wild Beasts são apenas alguns nomes com encontro marcado por terras de Portugal. E nós curiosos.. já não falta muito, vá. 

Por cá, a construção do site segue , bem como o reforço de divulgação de novos talentos e posts bem interessantes que a blogosfera sonora proporciona.. a não perder. 

Metronomy, The Motors , Filho da Mãe, Rui Veloso, Washed Out (mas que bela surpresa o novo trabalho) , Dum Dum Girls (já ouviram a cover dos Smiths que estas meninas elaboraram?...recomenda-se e bem) , Foster The People , Nick Cave são alguns dos nomes para este mês. Ah e uma visita à história do mítico James Dean, ao comando do Rato Cinéfilo. 

Amor Electro, Virgem Suta , X Wife e Anna Calvi são os próximos convidados de mais um Top à Letra, que fecha Julho com Peter Murphy em primeiro lugar, ao som de  I Spit Roses (desculpadíssimo!!). 



E as suas sugestões, as suas cartas? Sempre muito bem vindas para somaletra@gmail.com.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Citizen Kane na Máquina do Tempo

Link da imagem Texto original: Miguel Ribeiro Locução: Irene Leite Adaptação e Edição: Irene Leite

REM no vídeo do mês

 Link da imagem Decorria o ano de 1985 quando pela primeira vez se ouviu o tema “Bad Day” num concerto dos REM em Nova Iorque. Contudo , só 18 anos mais tarde foi editado, tendo surgido na compilação de 2003, “In Time: The Best of REM 1988-2003”. Ainda que originalmente produzida em meados da década de 80, esta música manteve-se actual, tanto no som, como na letra crítica à sociedade americana. Por Carmen Gonçalves Originalmente dominado de “PSA”, uma abreviatura para “Public Service Announcement”, este tema surgiu como uma crítica às políticas do presidente dos Estados Unidos, Ronald Regan. Embora não tenha sido editado, foi o mote para o lançamento em 1987 de “ It's the End of the World as We Know It (And I Feel Fine) ”, um tema com uma cadência similar, que teve um estrondoso sucesso. A parecença dos dois temas não se centra só na letra cáustica de crítica à sociedade americana. Ao escutarmos o ritmo e a sonoridade de ambas, não se pode deixar de ver...

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para ...