Blues Brothers – Soul Man
“We’re on a mission... from God”. Da fábrica de talentos do Saturday Night Live, nasceram os Blues Brothers. Elwood e “Joliet” Jake Blues (interpretados por Dan Aykroyd e John Belushi respectivamente), são dois irmãos, ex-reclusos (que teimam em não aprender a lição) e órfãos. Hoje em modo Classic ...Blues.
Por Júlia Rocha
No orfanato em que viviam conheceram Curtis (Cab Calloway), que se torna num pai para eles e os introduz aos blues. Depois do sucesso dos sketches do programa surge em 1980 o filme Blues Brothers, que nos introduz à banda e onde podemos ver Ray Charles, Aretha Franklin entre outros.
Depois da trágica morte de John Belushi, em 1982, Dan Aykroyd e a restante banda continuaram o percurso em Blues Brothers 2000 , de 1998, outros filme repleto de confusões, músicos famosos, as famosas perseguições policiais e muita música.
É a música que constrói os Blues Brothers, que formalmente se intitulam The Blues Brothers’ Show Band and Revue. Inspirado por diversas lendas dos blues, Dan Aykroyd conseguiu convencer John Belushi a fazer parte do grupo. O comediante rendeu-se completamente a este género musical.
Discografia:
1978 – Briefcase Full of Blues (Atlantic)
1980 – The Blues Brothers: Music from the Soundtrack (Atlantic)
1980 – Made in America (Atlantic)
1981 – Best of the Blues Brothers (Atlantic)
1983 – Dancin' Wid Da Blues Brothers (Atlantic)
1988 – Everybody Needs the Blues Brothers
1990 – The Blues Brothers Band Live in Montreux (recorded on July 12, 1989 at the Montreux Casino with Eddie Floyd and Larry "T" Thurston, vocals)
1992 – Red, White & Blues (Turnstyle)
1992 – The Definitive Collection (Atlantic/WEA)
1995 – The Very Best of The Blues Brothers (Atlantic)
1997 – Blues Brothers & Friends: Live from House of Blues (A&M)
1998 – Blues Brothers 2000: Original Motion Picture Soundtrack
1998 – The Blues Brothers Complete (Atlantic)
2003 – The Essentials (Warner Strategic)
O tema “Soul Man” sai do álbum “Briefcase Full of Blues”. Escrito por Isaac Hayes e David Porter. Isaac Hayes inspirou-se no movimento dos direitos civis afro-americanos nos anos 60. Ao ver as notícias, Hayes reparou que os afro-americanos de Detroit gravaram nos edifícios que não foram destruídos após conflitos, a palavra “soul”. Foi originalmente gravado por Sam and Dave e atingiu o topo das tabelas da Billboard. Em 67, a música venceu o Grammy de melhor performance Rythm & Blues, Vocal ou Instrumental. Mais tarde acabou por ser gravada pelos Blues Brothers. Curiosamente é o mesmo guitarrista que ouvimos nas duas versões: Steve Cropper. No filme é tocada por Lou Reed a Sam Moore.
Para recordar:
Comentários
Enviar um comentário