Avançar para o conteúdo principal

Filarmónica Fraude no Luso Vintage





Link da imagem


Apesar de terem no nome fraude,  estão bem longe disso. O grupo  oriundo de Tomar,  em 1968, entrou para a história da música ligeira portuguesa. Em 1969, com uma carreira efémera, lançaram apenas um álbum e dois EPs.

Por Adriano Marques 


O que os torna  únicos é a capacidade de de misturar o género tradicional português com as tendências da música pop daquela altura. Exemplos disso são as músicas “Digo-Dai”, “Homenagem Póstuma” ou o célebre “Menino”.


 "Epopeia", o seu único LP até à data, é hoje considerado uma referência obrigatória da música portuguesa do século XX, tanto que em 1998 foi reeditado pela Universal Music Portugal, integrando a colecção "Coração Português".

Com uma grande inteligência no que diz respeito à crítica social (aliás a censura chegou mesmo a vetar a capa de “Epopeia”, símbolo revolucionário na altura), a Filarmónica Fraude fui um sucesso, tocando assim em todo o lado e graças ao poder do álbum "Epopeia" chegaram rapidamente ao topo, passando a ser também, o declínio da carreira devido às consequências da guerra colonial e ao serviço militar obrigatório.


Quarenta anos depois, o grupo formado por Antunes da Silva – Toneca  (guitarra e som),  Júlio Patrocínio (bateria) e Luís Linhares (teclas) dá pontapé de saída no Cine Teatro Paraíso para uma plateia cheia. É a partir daí, com novos arranjos e uma sonoridade forte e actual,  que o grupo volta a honrar o projecto de 1969, voltando a  reeditar em vinil o álbum "Epopeia", da Filarmónica Fraude. Os elementos de Tomar demonstraram que ainda há muito para dizer e fazer.



Segundo uma informação do blog da banda , "Para a Filarmónica Fraude a estrada não tem fim, nem nos caminhos, nem nos concertos."


Discografia:

"Flor de Laranjeira"/"Problema de Escolha"/"Menino"/"O Milhões" (EP,
Philips, 1969)

"Canção de Embalar"/"Orícia"/"Animais de Estimação"/"Devedor à Terra"
(EP, Philips, 1969)

Epopeia (LP, Philips, 1969)

"O Menino"/"Animais de Estimação" (Single, Philips, 1975 (?))

O Melhor De 2 - Banda Do Casaco / Filarmónica Fraude (CD, Universal, 2001)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Citizen Kane na Máquina do Tempo

Link da imagem Texto original: Miguel Ribeiro Locução: Irene Leite Adaptação e Edição: Irene Leite

Aqui D´el Rock no Luso Vintage

Play Hard, die young   Link da imagem  Chegaram. Reinvidicaram.Terminaram. Foi assim o percurso dos Aqui D`el Rock, curto mas intenso. O grupo , formado há 34 anos,  fez escola no punk e acabou a fazer história no Boom do rock português nos anos 80. Para recordar no Luso Vintage desta semana.  Por Gabriela Chagas              Aqui d´el Rock viveu rápido e bem. Assim o descreve um dos seus membros, Óscar, a voz. “Nunca houve a questão de fazer uma carreira, uma repetição, um enjoo”, reforça.             Em conversa com o Som à Letra, Óscar explica que este grupo, que nasceu em 1977, acabou por ser reclamado pelo Punk, ficando mais próximo do punk de raiz americana do que do punk arty de raíz inglesa.  Uma caracterização que afirma ter sido reforçada recentemente com um comentário que leu numa publicação inglesa.      O...