Avançar para o conteúdo principal

Vídeo do Mês





“Sledgehammer” de Peter Gabriel

Corria o ano de 1986, quando o vídeo de “Sledgehammer” começou a rodar incessantemente na MTV. A causa prendia-se com o facto de ser um dos mais criativos à época, estabelecendo um novo padrão para a indústria de videoclipes, assente em animação e diversos efeitos especiais.

Por Carmen Gonçalves
 Originalmente publicado a 4 de Dezembro de 2010

A realização ficou a cargo de Steve Jordan, recorrendo à técnica de animação stop-motion, ou seja, numa combinação de sequências de vários takes estáticos, com menos de um segundo de duração cada. O resultado traduziu-se num dos melhores vídeos de sempre, em que o cariz sexual da letra sobressai ao olharmos para as imagens fálicas que a acompanham: o comboio a vapor, o avião de papel, a montanha russa (Big Dipper).

Se dúvidas existissem quanto à temática da música, os momentos iniciais do vídeo dissipam-nas, com imagens de espermatozóides ampliados. É sobre sexo. Sobre o acto sexual, metaforicamente retratado desta forma: “Show me round your fruitcage / ‘Cos I Will be your honey bee / Open up your fruitcage / Where the fruit is as sweet as can be”.

1986 ficou marcado como o ano em que Peter Gabriel reinventou o sexo, a forma como é abordado, pensado e musicalizado em formato de animação.

E o sucesso foi tão grande que “Sledgehammer”, em 1987, viria a ser nomeado em dez categorias diferentes para os MTV Music Awards, tendo arrecadado nove prémios. E ainda hoje é considerado um dos melhores vídeos de sempre, tendo a mesma estação televisiva o colocado em terceiro lugar no ranking dos cem melhores videoclipes.


Confira o vídeo: 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para ...

Citizen Kane na Máquina do Tempo

Link da imagem Texto original: Miguel Ribeiro Locução: Irene Leite Adaptação e Edição: Irene Leite