Avançar para o conteúdo principal

Rock em Portugal

Histórias na Browns 

 Aqui D`el Rock

Link da imagem


A “Browns” foi uma famosa discoteca (na época dizia-se “Boite”) na zona de Alvalade, em Lisboa.

Na década de 1970 muitos grupos musicais, sobretudo ligados ao nascente (em Portugal) Punk Rock tocaram na “Browns”. Basta referir que foi aí que se estrearam ao vivo os UHF, no já longínquo dia 24 de Novembro de 1978, num concerto em que também participaram os Faíscas e os Aqui D’El Rock.

António Manuel Ribeiro conta a história desse concerto dos UHF no tema “Primeiro Concerto” que faz parte do álbum “69 Stereo”. Curiosamente a letra da canção refere, também os Minas & Armadilhas e os Xutos & Pontapés, mas apenas os Faíscas e os Aqui D’El Rock estiveram nesse concerto ao lado dos UHF. Com certeza que o letrista dos UHF se refere aos Xutos e aos Minas & Armadilhas por ter participado com eles em outros concertos, quando o Punk Rock era ainda muito incipiente em Portugal. Até porque era impossível os Xutos terem estado nesse concerto, uma vez que só apareceram no dia em que os Faíscas terminaram, exactamente a 13 de Janeiro de 1979.

Os Aqui D’El Rock foram a primeira banda Punk portuguesa a gravar um disco, um single com os temas “Há Que Violentar o Sistema” e “Quero Tudo”. Tocaram, também, muitas vezes na “Browns”, mas a sua estreia oficial em concertos foi considerada a primeira parte do concerto dos ingleses Eddie And The Hot Rods, que até nem era bem uma banda Punk, mas ficou como a estreia do Punk Rock em palcos nacionais.

Numa dessas várias actuações dos Aqui D’El Rock na “Browns”, no meio da pista de dança, uma vez que o espaço não tinha palco, onde também participaram os Faíscas e os UHF, o único espaço livre era junto às colunas de som que iam debitando o “barulho” produzido pela banda. Essas colunas de som, pintadas de fresco de cor preta, brilhando como novas, eram uma autêntica armadilha para os recém-chegados ao espaço, uma vez que os “experimentados” já conheciam o “segredo”.

Aristides Duarte 

Para recordar:  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Citizen Kane na Máquina do Tempo

Link da imagem Texto original: Miguel Ribeiro Locução: Irene Leite Adaptação e Edição: Irene Leite

REM no vídeo do mês

 Link da imagem Decorria o ano de 1985 quando pela primeira vez se ouviu o tema “Bad Day” num concerto dos REM em Nova Iorque. Contudo , só 18 anos mais tarde foi editado, tendo surgido na compilação de 2003, “In Time: The Best of REM 1988-2003”. Ainda que originalmente produzida em meados da década de 80, esta música manteve-se actual, tanto no som, como na letra crítica à sociedade americana. Por Carmen Gonçalves Originalmente dominado de “PSA”, uma abreviatura para “Public Service Announcement”, este tema surgiu como uma crítica às políticas do presidente dos Estados Unidos, Ronald Regan. Embora não tenha sido editado, foi o mote para o lançamento em 1987 de “ It's the End of the World as We Know It (And I Feel Fine) ”, um tema com uma cadência similar, que teve um estrondoso sucesso. A parecença dos dois temas não se centra só na letra cáustica de crítica à sociedade americana. Ao escutarmos o ritmo e a sonoridade de ambas, não se pode deixar de ver...

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para ...