Avançar para o conteúdo principal

SOM FM



Do you remember Rock N´Roll Radio?

Irene Leite

Desde sempre uma apaixonada por música, muito através da rádio, que na infância e adolescência foi uma forte companhia. Mas foi na faculdade que o interesse em trabalhar em programas de autor surgiu. Chegou, aos 20 anos, a trabalhar num programa, juntamente com uma colega, Daniela Espírito Santo, o Retrovoltagens (à base de muita conversa e som desde o vintage ao mais fresco).

Terminou o curso há dois anos, mas já passou por algumas experiências em media. Primeiro foi no JPN (JornalismoPortoNet), seguiu-se a Antena 1 (RTP), mais tarde a RTV (Regiões Televisão), um canal regional do Norte, para além de coordenar e implementar o media digital Som à Letra. Já para não falar no entusiasmo (e já com experiência recolhida) pela investigação científica, sobretudo nas áreas do ciberjornalismo e musicologia.

Espera brevemente começar a trocar uns discos pela invicta.

Som à Letra

Para participar

O Som à Letra proporciona todos os sábados Viagens temáticas dentro do editorial do media (Vintage e Vanguardismo). Pode ser um estilo, uma década, uma banda, um cantor, um festival, novos talentos, baú sonoro…. Para além de informar os destaques do ciberjornal durante a semana.

O programa abarca o rock (desde o clássico ao alternativo actual), blues, punk, new wave, synthpop e electropop.


Uma semana antes da gravação são lançadas questões aos ouvintes, de forma a tornar a emissão colaborativa.

Thomas Anahory

Thomas Anahory conheceu o mundo da música bastante novo.


Com o passar dos anos as suas influências musicais fortificaram-se com base em nomes de peso como Bob Dylan, Donovan,The Doors, Beatles, Rolling Stones, Bad Religion, Xutos & Pontapés, ligando-o cada vez mais às origens do Country e rock.


Depois da Escola Secundária de Pedro Nunes, esteve um ano na Universidade Nova da Costa no curso de Biologia Celular e Molecular. Passado um ano, a paixão pela música levou-o a integrar a escola Restart, tornando-se sound designer. Depois de dois anos na rádio Radar e Oxigénio, mudou-se para a RTP, onde trabalha atualmente, produzindo elementos para várias rádios, especialmente para a Antena 3.


Começou o seu percurso como cantor aos 19 anos (em grupos como os Go!), e agora, aos 28 e com toda a experiência recolhida, Thomas começa o seu projecto a solo: The Groovy Kind Of Band, da qual também fazem parte os músicos, Bernardo, Francisco, Jorge e Zé.


E agora o músico e sound designer passa a integrar a equipa do Som à Letra, ao comando do programa semanal, 3 às sextas.

3 às Sextas

Descobrir e escutar

“Porque os dias não são todos iguais”

O programa "3 às Sextas" não tem propriamente um fio condutor definido. Mas em comunhão com o espirito "Do you Remember Rock n`roll Radio" , à primeira sexta feira de cada mês apresenta uma emissão dedicada a clássicos. Numa altura em que a rádio é dominada por playlist , a internet dá a possibilidade de todos nós contrariarmos um pouco essa tendência há muito tempo instalada. As sextas são vésperas de fim-de-semana, temos tempo, no caso de acontecer, de ir comprar um cd que este programa nos mostrou e que já não ouvíamos há muito tempo ou que até possivelmente ainda não conhecíamos.


O " 3 às Sextas" procura a curiosidade nos textos, coisas que podem ou não ser triviais mas que acabam por ser interessantes de saber, visa também incutir nas pessoas o "porquê de gostarem da música"... É certo que se inclinará para o rock country, mas não exclui a soul music, hip hop, punk... entre outros estilos... 

Links úteis:


https://www.facebook.com/3asextas
http://3asextas.blogspot.com

http://www.youtube.com/user/3asextas

Mensagens populares deste blogue

Roquivários no Luso Vintage

Link da imagem O início da década de 80 ficou marcado pelo aparecimento de diversas bandas rock no panorama nacional. A causa foi o estrondoso sucesso do álbum de estreia de Rui Veloso “Ar de Rock” que abriu caminho para novas bandas emergirem. Umas singraram na cena musical, até aos dias de hoje, caso é dos Xutos & Pontapés, UHF ou GNR, enquanto outras ficaram pelo caminho, após algum sucesso inicial. Destas destacam-se os Roquivários que encontraram no tema “Cristina” o seu maior êxito junto do público.    Por Carmen Gonçalves A banda formou-se em 1981 no seguimento do “boom” da cena rock, sob o nome original de “Rock e Varius”. Esta designação pretendia reflectir as influências musicais que passavam por vários estilos, não se cingindo apenas ao rock puro e duro. A música pop, o reggae e o ska eram variantes fáceis de detectar no seu som, e que marcaram o disco de estreia , “Pronto a Curtir”, editado em 1981.   Apesar de a crítica ter sido dura com o trabalho

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para

REM no vídeo do mês

 Link da imagem Decorria o ano de 1985 quando pela primeira vez se ouviu o tema “Bad Day” num concerto dos REM em Nova Iorque. Contudo , só 18 anos mais tarde foi editado, tendo surgido na compilação de 2003, “In Time: The Best of REM 1988-2003”. Ainda que originalmente produzida em meados da década de 80, esta música manteve-se actual, tanto no som, como na letra crítica à sociedade americana. Por Carmen Gonçalves Originalmente dominado de “PSA”, uma abreviatura para “Public Service Announcement”, este tema surgiu como uma crítica às políticas do presidente dos Estados Unidos, Ronald Regan. Embora não tenha sido editado, foi o mote para o lançamento em 1987 de “ It's the End of the World as We Know It (And I Feel Fine) ”, um tema com uma cadência similar, que teve um estrondoso sucesso. A parecença dos dois temas não se centra só na letra cáustica de crítica à sociedade americana. Ao escutarmos o ritmo e a sonoridade de ambas, não se pode deixar de verificar as